Estudos
Capacitação em mobilidade sustentável para professores da educação básica
Mobilidade
Mecanismos de capacitação e comunicação para Mobilidade Urbana Sustentável
Brasil
Rio de Janeiro(RJ)
Fatores de Sucesso
Sociais
A qualificação de docentes do ensino básico sobre mobilidade urbana e sustentabilidade tem potencial de trazer as discussões sobre a temática para as salas de aula, conscientizando as gerações futuras sobre o tema.
Ambientais
Os ensinamentos para os docentes repassado aos alunos tende a trazer benefícios de longo prazo na conscientização das gerações futuras sobre as escolhas ambientalmente corretas para mobilidade na cidade.
Econômicos
A capacitação para conscientização sobre clima e mobilidade urbana pode ter efeitos sobre de curto e longo prazo na percepção das pessoas sobre status quanto à posse de veículos particulares, levando a população a utilizar meios mais econômicos para transporte, de maneira que sobre recursos para investirem em outras áreas prioritárias em suas vidas.
Fatores de Fracasso Interno
Apesar do impacto esperado da qualificação dos docentes na formação das gerações futuras, trata-se de uma política pública difícil de se estabelecer métricas para avaliação, dado que os resultados são difusos.
Fatores de Fracasso Externo
A descontinuidade do programa em razão de eventuais mudanças na gestão política e nas suas prioridades pode levar a modificações nas equipes formadas pelas pessoas capacitadas e no know-how dos capacitadores, perdendo-se parte da massa crítica previamente desenvolvida nas experiências anteriores.
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