Artigo Estudos de Caso

Chile implementa frota de ônibus 100% elétricos

Metodologia

Mobilidade

Frota corporativa com sistema de recarga de veículos elétricos

Chile

Santiago()

Resultados e Impactos

Um estudo realizado pela federação internacional do automóvel indicou que, se todos os ônibus e táxis que emitem carbono em 22 cidades latino-americanas forem substituídos por veículos elétricos, a região poderá economizar US $ 64 bilhões em combustível, evitar a emissão de 300 milhões de toneladas de CO2 e evitar a morte de mais de 36.000 víítimas de doenças causadas pela poluição do ar.

Fatores de Sucesso

Sociais

Ambientais

Econômicos

Fatores de Fracasso

Não há registro.

Fatores de Risco

Embora os veículos elétricos estejam em contínua evolução, os ainda excessivos custos e pesos das baterias, o elevado tempo de recarga, a carente infraestrutura de recarga e a limitada autonomia são alguns dos principais inibidores à adoção em massa desses veículos, especialmente no curto e médio prazo. Essas dificuldades se potencializam para o mercado de veículos pesados, sobretudo caminhões, pois as distâncias a serem percorridas são superiores. Por exemplo, o automóvel MBW i3, como o licitado pelo governo para o uso de funcionários, tem um valor de 60.000 dólares no Chile.

Lições aprendidas

Até agora, o transporte elétrico em geral enfrenta desafios como os altos custos dos veículos, assim como a falta de pontos de carga. Por enquanto, no Chile, existem apenas 40 estações publicas de carga, segundo registro oficial. No entanto, existem acordos entre o governo e entes privados que contemplam medidas de financiamento através de bancos públicos, de modo a fomentar a eletromobilidade.