Artigo Estudos de Caso

Ciclovia pré-fabricada de plástico reciclado em Zwolle, Países Baixos.

Metodologia

Ambiente Construído

Plastic Road: Pavimentação urbana

Holanda

Overissel()

Metodologia

As ações necessárias para criação da Plastic Road em Zwolle foram: 1. Pesquisa realizada por dois integrantes da empresa KWS (Anne Koudstaal e Simon Jorritsma) sobre novos materiais para a construção de estradas e elaboração do conceito da Plastic Road; 2. Divulgação do conceito pela KWS a fim de chamar novos parceiros para integrar a equipe de pesquisa e execução da Plastic Road (2015); 3. Escolha dos parceiros (Wavin e Total) e estabelecimento de relação entre as empresas; 4. Estabelecimento de relação entre as empresas responsáveis, o governo municipal de Zwolle e o governo da província de Overissel para financiamento e autorização da implantação do projeto; 5. Realização de pesquisas de engenharia e design pelas empresas envolvidas para possibilitar o desenvolvimento e execução da estrada: qual seria o melhor formato dos módulos, quais tipos de plástico e técnicas de produção seriam mais adequadas para a Plastic Road; como o design pode contribuir para a drenagem urbana; se o plástico teria resistência o bastante para funcionar como material construtivo de uma estrada; 6. Realização de testes sobre o plástico utilizado e aprimoramento de suas propriedades realizados pela Total; 7. Reciclagem do plástico realizado pela Total; 8. Fabricação das peças modulares em plástico reciclado. Para implantação, o processo de instalação consistiu em: 1. Transporte das peças modulares para o local de construção; 2. Utilização de maquinário (conduzido pelos operários) e mão de obra humana para colocação das placas sobre o solo. O maquinário se situa sobre a própria ciclovia, se locomovendo apenas para frente e para trás; 3. Os operários colocam a placa manualmente sobre uma estrutura de apoio em madeira, à frente do maquinário; 4. A máquina apanha a peça, anda para frente e a assenta onde deve ser colocada com ajuda dos operários (que ajustam detalhes de encaixe). Para ilustração do processo de instalação, ver referência de link "YouTube: Wavin - PlasticRoad installation pilot Giethoorn".

Implementação

Atores

Empresa Wavin

Institucional/Privada

Empresa KWS

Institucional/Privada

Grupo empresarial Total

Institucional/Privada

Governo municipal de Zwolle

Governamental (de cima para baixo)

Governo da província de Overissel

Governamental (de cima para baixo)

Governança

A Plastic Road foi uma inovação desenvolvida por parceria entre a empresa holandesa de engenharia KWS, o grupo empresarial europeu chamado "Total petróleo e gás" e a fabricante holandesa de tubulação de plástico Wavin. A iniciativa partiu da KWS, líder de mercado em construção de estradas e produção de asfalto nos Países Baixos. A empresa Wavin foi convidada devido à vasta experiência na produção de tubulação plástica para fins de drenagem de águas pluviais. O grupo empresarial Total foi convidado devido ao conhecimento vasto sobre plástico importantes para o desenvolvimento do produto, contribuindo para o aprimoramento das propriedades do plástico, para a reciclagem do material e aplicando as técnicas de produção. O governo municipal de Zwolle foi responsável pela autorização da inauguração da Plastic Road na cidade e, juntamente ao governo da província de Overissel, pelo financiamento parcial de sua implantação.

Público-alvo

O público atingido pela implantação da ciclovia foi a população local da cidade de Zwolle, se beneficiando da nova infraestrutura urbana e de seus efeitos para a drenagem urbana.

Elementos de Replicabilidade

Disponibilidade de fábricas de modelagem em plástico reciclado.

Investimento em pesquisa para acompanhar os resultados de desempenho da ciclovia.

Escolha de local de implantação com condições climáticas adequadas para o desempenho positivo do plástico, de acordo com suas propriedades.

Escolha de local adequado de implantação para teste de acordo com a quantidade de transeuntes, a fim de não sobrecarregar o protótipo nem subutilizá-lo.