Estudos
Concreto ecológico destinado à fabricação de dormentes de concreto
Ambiente Construído
Concreto de baixo impacto ambiental
()
Resultados e Impactos
Bastos (1999) projetou um dormente monobloco de concreto ecológico protendido que foi submetido previamente a ensaios. Como resultado, as fibras aumentaram as propriedades mecânicas da mistura e reduziram a tensão nos fios de protensão, nos estágios mais avançados de carregamento. A adição de fibras mostrou aumento da resistência e da ductilidade do concreto. Após a fissuração, a maior parte da deformação é atribuída à extensão da fibra. Com o aumento da carga e da deformação, começam a ocorrer quebras múltiplas além do limite elástico proporcional, o que resulta no escorregamento das fibras (ou pull-out) de forma a abranger as rachaduras e resistir à carga aplicada. Os resultados mostraram que a alternativa sustentável da mistura do concreto reforçado com fibras minimiza o comportamento frágil deste material, que passa a apresentar uma resistência residual a esforços mesmo após a ocorrência de fissuração, ou seja, passa a possuir características de um material pseudo-dúctil. Essa alteração de comportamento se deve às qualidades arraigadas pelas fibras e matriz e a interação ocorrente entre elas (Figueiredo, 2000). Sendo assim, foi comprovado que a interação fibra-matriz constitui um fator determinante na adição desses materiais no desempenho final do concreto. Dentre os parâmetros mais importantes destacam-se: o teor de fibras (contrapondo-se à trabalhabilidade), comprimento crítico (em função da transferência da tensão tangencial de atrito entre a matriz e a fibra), fator forma, módulo de elasticidade da fibra, distribuição e ancoragem e o volume crítico (que suportará o carregamento após a fissuração).
Fatores de Sucesso
Sociais
Ambientais
Econômicos
Fatores de Fracasso
De acordo com BCSD-GM (1999) e Lauritzen (1998) apud John (2000), existem várias barreiras que dificultam a introdução de novos produtos contendo resíduos: legais/ regulamentares, educação e informação, tecnológicas, econômicas e geográficas. Muito se discute sobre a dificuldade de introdução de novas tecnologias no setor da construção civil. O baixo impacto comercial das inovações tecnológicas nos empreendimentos imobiliários; a existência de normas prescritivas, que determinam a adoção de soluções específicas ao invés de um desempenho mínimo; e o histórico brasileiro recente de novas tecnologias que resultaram em desempenhos, em alguns casos, insatisfatórios, podem ser apontados como algumas das principais razões.
Fatores de Risco
A exposição prolongada desses concretos a ambientes abertos pode alterar algumas das propriedades mencionadas, além de ocasionar mudanças volumétricas cíclicas (em função das alterações climáticas).
Lições aprendidas
Quanto aos resíduos do beneficiamento do mármore, um dos materiais alternativos da mistura proposta, é sabido que na extração e nas serrarias, perde-se de 10 a 20% dos volumes processados na forma de retalhos de pedras. Já as marmorarias perdem, em média, 20% do volume de chapas trabalhadas. Esses retalhos, quando britados, possuem grande potencial de utilização na fabricação de concretos e argamassas, tornando-se uma alternativa de estudo viável à fabricação de dormentes.
Compartilhe: