Estudos
Dafne Schippers
Mobilidade
Pontes exclusivas para pedestres e ciclistas
Holanda
Utrecht()
Fatores de Sucesso
Sociais
O projeto da ponte foi além de servir apenas como espaço de deslocamento, mas também de promover a integração entre espaços públicos e escola. Em sua proposição se tornou local de encontro dos moradores locais e espaço para as crianças e jovens brincarem, graças a urbanização do entorno e à criação de parques públicos.
Ambientais
A ponte está diretamente ligada à infraestrutura cicloviária criada na cidade de Utrecht e oportuniza o trânsito diário de 7.000 bicicletas (Prefeitura de Utrecht, 2015) e faz parte do programa de emissão zero do município.
Econômicos
A conexão entre os dois bairros e o centro histórico permitiu que os moradores se conectassem mais rapidamente com o centro da cidade, oportunizando as relações de trabalho e estudo. Além disso, as bicicletas são um meio de transporte econômico, pois, além de terem um custo acessível, não utilizam combustível.
Fatores de Fracasso
Com tantos incentivos e facilidades para os ciclistas, hoje a cidade enfrenta um novo problema que é o número excessivo de bicicletas, que criam problemas para a circulação de pedestres (Prefeitura de Utrecht, 2015).
Fatores de Risco
Aumento excessivo do trânsito de bicicletas na cidade e abandono das mesas em áreas públicas (Prefeitura de Utrecht, 2015).
Compartilhe: