Estudos
Desenvolvimento de embalagens a partir de mandioca
Saneamento Ambiental - RESÍDUOS SÓLIDOS
Aproveitamento de resíduos para o desenvolvimento de produtos biodegradáveis
Rio de Janeiro(RJ)
A empresa CBPak desenvolveu embalagens e recipientes biodegradáveis e descartáveis a partir da mandioca. Dentre os produtos desenvolvidos estão copos, potes e bandejas feitas à base do amido de raiz, totalmente biodegradáveis e compostáveis. Atualmente são produzidas cerca de dois milhões de unidades por mês.
Custo para Implementação
Até cinco mil reais
O produto tem custo superior ao de mercado: varia entre 25 a 35 centavos.
Desafios
-
Um dos grandes motivadores desta solução foi buscar a maximização da reutilização e reciclagem dos resíduos, com limitação da emissão de gases de efeito estufa e o consumo excessivo de água.
-
A utilização de uma matéria-prima de forma inovadora contribui para o reúso de resíduos, como a mandioca, fomentando produção e consumo mais sustentáveis e oportunizando outros estudos acerca da mesma temática.
Motivação
Com o objetivo de diminuir ao máximo os impactos ambientais no processo de desenvolvimento de embalagens ,e também por acreditar que as empresas deveriam potencializar suas tecnologias e voltá-las à sustentabilidade, a CBPak criou um negócio responsável, com incentivo às boas práticas e conseguiu escalar sua produção de forma a oportunizar um produto menos impactante para empresas e consumidores.
Contexto
O sistema industrial ainda busca incorporar em seus processos as boas práticas, a minimização de descarte, de resíduos e aumento do ciclo de vida e logística reversa. Por outro lado, os consumidores querem produtos ambientalmente menos impactatntes e, recorrentemente, não há oferta suficiente. Neste contexto, a empresa desenvolveu um produto à base de matéria-prima biodegradável com menor impacto, com menor emissão de gases de feito estufa e que não necessita de consumo excessivo de água em seu processo. O desenvolvimento destes novos produtos passou por muitos desafios: um dos mais difíceis foi a falta de benchmarking para seu negócio, pois não haviam outras empresas, fornecedores ou especialistas para contribuir e discutir tecnicamente sobre o processo, sobre a matéria-prima e suas complexidades fabris.
Compartilhe: