Artigo Estudos de Caso

Desenvolvimento de embalagens a partir de mandioca

Metodologia

Saneamento Ambiental - RESÍDUOS SÓLIDOS

Aproveitamento de resíduos para o desenvolvimento de produtos biodegradáveis

Rio de Janeiro(RJ)

Fatores de Sucesso

Sociais

A sociedade se beneficia com a comunicação sobre sustentabilidade nos meios de produção, que está cada vez mais presente, buscando reduzir ao máximo os descartes industriais, envolvendo os consumidores e oportunizando grande visibilidade ao negócio.

Ambientais

No Rio de Janeiro, onde a empresa está localizada, apenas 1,3% dos resíduos do estado são reaproveitados, segundo dados da Fundação Ceperj. Com isso, o aproveitamento de uma matéria-prima que nunca havia sido utilizada para a produção de embalagens atua de forma positiva nas estatísticas de reaproveitamento.

Econômicos

Podemos considerar todos os benefícios econômicos decorrentes dos benefícios ambientais que esta solução promove. Entre eles, podemos citar eventuais reduções de gastos públicos com a destinação inadequada dos resíduos.

Fatores de Fracasso

Os produtos da CBPak custam quase o dobro dos convencionais: a empresa só começou a ganhar mercado quando conseguiu expor os benefícios ambientais de seu produto, obtidos desde a produção até o descarte. Além disso, olhando o caminho percorrido, Cláudio Bastos, dono da empresa, afirma que o principal desafio enfrentado para o estabelecimento de seu negócio foi a falta benchmarking.

Fatores de Risco

É necessária escalabilidade para que o produto fique viável, uma vez que é muito leve e precisa de volume para se viabilizar, pois o frete acaba sendo um dificultador comercial.