Artigo Estudos de Caso

Empréstimo de bicicleta para estudantes – UENF - Campos dos Goytacazes (RJ)

Metodologia

Mobilidade

Sistema comunitário de bicicletas compartilhadas

Brasil

Rio de Janeiro(RJ)

Metodologia

A implementação da solução partiu da iniciativa da administração da Universidade, que adquiriu as bicicletas através do convênio MEC/PNAEST (Programa Nacional de Assistência Estudantil para as Instituições de Ensino Superior Públicas do Estado). A chamada pública aos interessados foi realizada através de Edital coordenado pela Pró-Reitoria de Graduação da UENF. O edital regrava que os alunos interessados deviam enviar e-mail para endereço específico, desde que fossem alunos regularmente matriculados nos cursos de graduação da UENF a partir do 3º período e fossem domiciliados no município de Campos dos Goytacazes ou, sendo aluno do curso de Engenharia de Exploração e Produção de Petróleo, no município de Macaé. Para a oferta do benefício, os critérios observados são nessa ordem: 1) ser estudante cotista; 2) caso a demanda de cotistas seja superior à oferta, a maior distância da residência à universidade será critério de desempate; 3) atendida as demandas dos estudantes cotistas, as demais vagas são preenchidas obedecendo o critério da maior distância. No ato da entrega, o estudante assina termo de responsabilidade e de aceitação das condições da bicicleta, bem como atesta estar ciente das regras vigentes no Código Nacional de Trânsito.

Implementação

Atores

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO NORTE FLUMINENSE DARCY RIBEIRO - Uenf

Outro

Governança

A Pró-Reitoria de Graduação é responsável pela gestão operacional e financeira do bicicletário. Especificamente, a associação é responsável pela cobrança da mensalidade, pela manutenção e melhorias no bicicletário.

Público-alvo

Estudantes cotistas da Universidade Estadual do Norte Fluminense

Elementos de Replicabilidade

i) Essa solução se apresenta como de fácil implantação, dada a simplicidade de sua metodologia e governança e os baixos custos envolvidos. A implementação do programa depende fundamentalmente da mobilização de recursos administrativos da Universidade, já que o financiamento tem origem em financiador externo.

ii) Ressalta-se que, em razão da baixa complexidade institucional, tal solução tem condições de ser implementada a partir de recursos próprios ou através de parcerias com outros atores, públicos ou privados.