Artigo Estudos de Caso

Foi desenvolvido o projeto eRoadArlanda pela Administração Sueca de Transportes, que é basicamente uma pista de teste eletrificada, localizada em uma seção de dez quilômetros da Estrada 893 entre o Terminal de Carga de Arlanda e a área de logística de Rosersberg, dos quais 2 km serão eletrificados para o projeto piloto. O veículo planejado para usar a estrada eletrificada é um caminhão de 18 toneladas que transportará mercadorias para a PostNord, a fim de determinar o quão bem a instalação funciona sob condições normais de tráfego em várias condições climáticas. Até lá, o desenvolvimento e os testes serão realizados em uma pista de testes separada e fechada. O objetivo do projeto RoadArlanda, segundo a NCC AB, é gerar conhecimento, experiência e dados para tomada de decisão que conduzam à criação de uma plataforma para a eletrificação de maiores rotas de transporte na Suécia. Vale destacar que o investimento no projeto eRoadArlanda está alinhado com a meta do governo sueco de criar uma infraestrutura de transporte livre de fósseis até 2030 e ajudará a impulsionar a competitividade da Suécia. Estima-se que dois terços do transporte de caminhões na Suécia poderiam ser realizados em estradas eletrificadas até 2030, o que reduziria o consumo de energia em aproximadamente 10 TWh, correspondendo a três milhões de toneladas de combustível. Ao todo, se espera obter um “laboratório real” ao construir uma pista de teste, desenvolver, avaliar a tecnologia e criar conhecimento básico para a “implementação de estradas eletrificadas no sistema sueco de transporte rodoviário". Assim, este projeto pretende inovar a forma de transporte de carga, o que vai permitir, entre outras vantagens, reduzir o tamanho das baterias e, consequentemente, os custos de produção a estes acarretados.

Custo para Implementação

Informação não disponível

O projeto foi financiado pelo governo sueco.

Desafios

  • O setor de transporte é um dos maiores poluentes do mundo; reduzir o uso de combustíveis fosseis no setor auxilia na descarbonização energética do país e do mundo.

  • Se a eletrificação da estrada for feita usando energias renováveis, o projeto contribui para limpar a matriz energética.

Contexto

Este projeto está se desenvolvendo em uma estrada que liga o aeroporto de Arlanda Estocolmo a uma área de logística fora da capital e está localizado em Sigtuna, uma comuna da Suécia localizada no condado de Estocolomo. A sua capital é a cidade de Märsta. Possui uma área de 351,64 km², cerca de 40.000 habitantes e uma densidade populacional superior a 100 hab./km².