Estudos
Escadarias Drenantes em assentamento na cidade de Salvador-BA
Ambiente Construído
Escadas Drenantes
Brasil
Bahia(BA)
Resultados e Impactos
Devido às altas declividades, a dissipação de energia se torna aspecto de grande importância na implantação dos sistemas de drenagem nas encostas.Essa solução permite intervenções rápidas sem interferir por muito tempo na funcionalidade cotidiana e nas características essenciais dos assentamentos. Os módulos das escadas drenantes projetados apresentavam boa adaptabilidade ao perfil natural dos locais de implantação e para atender ao maior número possível de comunidades da periferia de Salvador, a tecnologia foi repassada a empresas privadas para confecção das peças e execução das obras.(Mangieri, 2012)
Fatores de Sucesso
Sociais
Ambientais
Econômicos
Fatores de Fracasso
A falta de recursos, a descontinuidade administrativa, dentre outros fatores, impossibilitou que a etapa de educação socioambiental fosse executada. As modificações realizadas nos últimos anos, foram implementadas sem avaliação técnica sistemática e sem observância das necessidades da população. Diferentemente do modelo proposto pelo Arquiteto Lelé, em 1979, quando foram realizados estudos envolvendo aspectos construtivos, hidrológicos e hidráulicos, a nova solução carece desse histórico de análises de viabilidade. Existe ainda um problema relativo à necessidade educação ambiental de inúmeros moradores, que continuam descartando de forma inadequada diversos tipos de resíduos, os quais acabam indo para as caixas coletoras. A não implementação do projeto em sua plenitude (o que inclui a educação socioambiental) criou situações de degradação prematura do sistema de escadas drenantes.
Fatores de Risco
A ocupação de forma precária de áreas íngremes, associada à inexistência ou deficiência de sistemas de drenagem pluvial, coleta de águas servidas e resíduos sólidos, contribuem substancialmente para a elevação dos riscos de deslizamentos. A infiltração de água nos maciços, através de trincas e fissuras, reduz a resistência do solo, podendo acarretar a ruptura de cortes e aterros, sobretudo na ocorrência de chuvas intensas e prolongadas. Aspectos dos assentamentos precários: Localização e delimitação dos assentamentos precários; carências de infraestrutura, equipamentos e serviços urbanos; grau de adensamento dos assentamentos; situações de risco; características socioeconômicas da população; condicionantes institucionais e normativas do setor habitacional e de planejamento urbano; conhecimento da situação de regularização de domínio de áreas públicas e privada.
Lições aprendidas
Sob a ótica construtiva foi considerada a facilidade executiva, o baixo custo de conservação e a capacidade de adaptação às características da topografia local. As obstruções são consequência não apenas do lançamento de resíduos sólidos, mas também das contribuições de esgotos sanitários para rede de drenagem, mesmo após a implantação de sistema separador absoluto. As obras de execução de projeto precisam seguir os processos integrais que o sistema precisa, o que inclui as informações de uso e conservação dos dispositivo. Etapas de projeto não executadas geram impactos que podem inviabilizar os resultados.
Compartilhe: