Artigo Estudos de Caso

Escola de garrafa pet - El Salvador

Metodologia

Saneamento Ambiental - RESÍDUOS SÓLIDOS

Logística reversa de embalagens pós-consumo

El Salvador

Guaymango()

No ano de 2012, em El Salvador, na comunidade de Los Puentecitos, foi construída uma escola com paredes feitas de garrafas pet em que foram utilizadas, aproximadamente, 4.000 garrafas plásticas preenchidas com lixo não biodegradável, coletado pela própria população. Somente a base da estrutura, as colunas e as vigas foram feitas de concreto. Toda a comunidade participou da construção da escola de tijolos ecológicos, desde as crianças, que foram estimuladas a coletar o lixo biodegradável, às mães, que ajudaram a preencher as garrafas para criar os tijolos ecológicos, e os pais, que contribuíram com o trabalho no canteiro de obras, removendo areia, construindo as paredes e aplicando o cimento. Para o preenchimento das garrafas pet foram utilizados em torno de 400.000 sacos plásticos, entre sacolas de supermercado e embalagens de chips. A construção da escola uniu a comunidade em torno de uma causa comum, ou seja, ter uma escola para os filhos estudarem, todos tornando-se proprietários da escola, despertando um sentimento de pertencimento e cuidado para com a construção. Também, desta forma, a comunidade resolveu dois problemas ao mesmo tempo, oferecer maior acesso à educação para os filhos e despertar a consciência ambiental, garantindo que o lixo não seja disposto nas ruas ou nos cursos d'água.

Custo para Implementação

De cinco a cinquenta mil reais

Cada sala de aula de garrafas tem o custo de, aproximadamente, US$ 7.000 (2020).

Desafios

  • A garrafa plástica e o material plástico utilizado contribuem para a redução das emissões de carbono, considerando que o plástico das sacolas é feito com polietileno, substância originada do petróleo, sua decomposição libera gás carbônico e polui o ambiente, além de contribuir com o efeito estufa.

  • O reúso de materiais auxilia a reduzir a geração de resíduos.

  • A escola foi construída com materiais reciclados e reutilizados.

Motivação

A Declaração Universal dos Direitos Humanos, em seu art. 26°, item 1, assim cita “Toda a pessoa tem direito à educação...” mas para milhões de crianças em todo o mundo esse direito ainda não é atendido, principalmente em países subdesenvolvidos ou em desenvolvimento. Por outro lado, a cultura de consumo moderna gera bilhões de toneladas de lixo inorgânico, sendo grande parte plásticos, ao mesmo tempo em que muitas comunidades não dispõem de meios adequados para tratar. Portanto, o projeto de sala de aula de garrafas plásticas apresenta uma alternativa eficiente e útil para ajudar a combater esses dois grandes problemas mundiais, ou seja, usa o lixo de plásticos para construir escolas e proporcionar acesso à educação nas comunidades mais carentes.

Contexto

A comunidade de Los Puentecitos conta com, aproximadamente, 600 moradores e fica localizada nas colinas montanhosas da região ocidental de El Salvado sendo as principais culturas milho e laranja. A escola (C.E. Los Puentecitos) está localizada no centro da comunidade e atende somente o ensino fundamental até o 6º grau. É uma região onde a educação ainda é bastante precária: apenas 10% das crianças se forma no ensino médio.