Artigo Estudos de Caso

Escola de garrafa pet - El Salvador

Metodologia

Saneamento Ambiental - RESÍDUOS SÓLIDOS

Logística reversa de embalagens pós-consumo

El Salvador

Guaymango()

Metodologia

A construção da escola de ensino fundamental Los Puentecitos teve como base o Manual da Escola de Garrafas, criado pela organização sem fins lucrativos Hug It Forward, que tem sede nos Estados Unidos da América e que atua na região da América Latina, principalmente, na Guatemala. A voluntária do Peace Corps (Corpo de Paz) Sarah Sterling, na busca de uma forma acessível e viável para construir uma escola com uma sala de aula na comunidade de Los Puentecitos, em El Salvador, deparou-se com o manual e iniciou as ações para a construção da escola. Como a tecnologia e conhecimento sobre a construção de uma escola de garrafas pet é de uso público e livre e oferecida de forma gratuita, não havia qualquer restrição em utilizar-se do Manual da Escola de Garrafas. Sendo um dos fundamentos para a construção da escola de garrafas o envolvimento da comunidade, Sarah firmou uma parceria com a ONG Hug It Forward para que uma equipe de pedreiros de Los Puentecitos recebesse treinamento para a construção na Guatemala; também a comunidade em geral foi acionada para a arrecadação do material a ser utilizado e participar ativamente da construção, tendo como objetivo transmitir à população o sentimento de pertencimento daquela conquista. Durante todo o processo de arrecadação de materiais, os conceitos de cuidado ambiental foram trabalhados com a comunidade, pois a proposta da construção também consiste em capacitar a própria comunidade local para trabalhar unida em prol do desenvolvimento ambiental e educacional. O programa de educação ambiental que acompanha o processo, previsto no manual, ensina as crianças sobre os impactos duradouros do lixo no meio ambiente e que a gestão de resíduos é mais importante do que eliminar o lixo da área local. Desta forma, os efeitos das escolas de garrafa pet se refletem por gerações. Seguindo o manual, a construção tem alguns passos práticos, iniciando com a coleta das garrafas e o lixo de plástico, com o qual as garrafas são preenchidas, criando o tijolo ecológico; é importante que as garrafas plásticas estejam secas e que o lixo inorgânico escolhido para ser utilizado esteja livre de sobras de alimentos. Os eco-tijolos devem ser completamente sólidos e podem ser preenchidos com qualquer objeto que passe pela boca da garrafa; paralelamente à fabricação dos tijolos ecológicos, é feita a fundação, montadas as colunas e vigas, que são de concreto e reforçadas com ferro. Estando esta parte pronta, são inseridos os pinos, onde é fixada a tela que segura as garrafas preenchidas com lixo inorgânico, que são colocadas empilhadas umas sobre as outras entre duas telas de arame; em seguida, é espalhado cimento sobre as garrafas fechando a parede, é feito o piso e colocado o teto. Os materiais que necessitam ser adquiridos são comprados de fornecedores locais e toda a mão de obra qualificada é contratada com trabalhadores locais. Assim, gira a economia na região. Para a construção de uma sala de aula de 35m², é necessária a quantia de 4 mil garrafas plásticas de refrigerante e, aproximadamente, 400 mil itens plásticos (sacolas de supermercado, embalagens de salgadinhos, canudos plásticos ou qualquer outro item plástico), menos lixo inorgânico. Com muitos lugares ao redor do mundo sem sistemas de coleta ou descarte de lixo, construir uma escola de garrafa pet oferece à comunidade participante - e comunidades vizinhas que ajudam na coleta de lixo e preenchimento da garrafa pet - um incentivo para limpar as ruas e fornecer um ambiente mais limpo e saudável, com menos contaminação, pessoas mais saudáveis e ambientes mais atraentes.

Implementação

Atores

Peace Corps

Governamental (de cima para baixo)

Organização sem Fins Lucrativos Hug It Forward

Institucional/Privada

Moradores da comunidade de Los Puntecitos

Comunitária/Grassroots (de baixo para cima)

Governança

A voluntária do Peace Corps (Corpo de Paz) Sarah Sterling, na busca de uma forma acessível e viável para construir uma escola com uma sala de aula na comunidade de Los Puentecitos, onde exercia seu trabalho, teve acesso ao Manual de Construção com Garrafas por meio de outra voluntária que fazia seu trabalho na Guatemala. Então entrou em contato com a organização sem fins lucrativos Hug It Forward e estabeleceu uma parceira para que os pedreiros de Los Puentecitos recebessem treinamento sobre a técnica de construção, na Guatemala. Foi a primeira escola a ser construída fora da Guatemala e a primeira a usar o Manual da Escola de Garrafas.

Público-alvo

Moradores da comunidade de Los Puentecitos.