Artigo Estudos de Caso

Estação Antártica Comandante Ferraz (EACF)

Metodologia

Ambiente Construído

Modelagem da Informação da Construção

Antártida

Ilha do Rei George()

Fatores de Sucesso

Sociais

A nova base proporcionará maior segurança e bem-estar aos colaboradores, gerando um ambiente de trabalho mais produtivo, com qualidade e conforto.

Ambientais

Sendo a água potável um recurso escasso, foram instalados sistemas de reaproveitamento das águas cinzas e o tratamento dos efluentes finais por meio da técnica com radiação UV. A energia provém de fontes renováveis por meio de painéis fotovoltaicos e geradores eólicos. Há um cuidado especial com o resíduo sólido, o qual é separado para reciclagem e retornado ao Brasil para tratamento e manejo. Toda a estrutura da Estação é modular, sendo desmontável e reciclável, inclusive podendo ser utilizada em outras obras.

Econômicos

Foi trabalhado o desempenho da envoltória da construção para evitar ao máximo a perda do calor interno, evitando-se o custo em energia. Também funciona como redução de custo de energia o desligamento programado de alguns ambientes quando não ocupados.

Fatores de Fracasso

Acredita-se que pode ser considerado um fator de fracasso não ter sido possível a construção da Estação por uma empresa brasileira, por falta de interesse do próprio empresariado brasileiro.

Fatores de Risco

Embora tenham sido tomados todos os cuidados e medidas preventivas para que a obra possa suportar as adversidades da natureza na região em que foi construída, sempre haverá o risco de enfrentamento às intempéries do clima, principalmente no inverno.