Estudos
Fechamento permanente da Avenida Rio Branco - Rio de Janeiro - Brasil
Mobilidade
Zona livre de carros
Brasil
Rio de Janeiro(RJ)
A experiência de reconfiguração de espaço público e desenho urbano da Avenida Rio Branco, marco zero da cidade do Rio de Janeiro, teve como objetivo promover uma maior segurança à mobilidade dos pedestres que diariamente circulam pela região do Largo da Carioca e Cinelândia. O projeto foi idealizado em 2009 e executado entre 2012 e 2015 durante a gestão do prefeito Eduardo Paes em um trecho correspondente a 750 metros entre a Avenida Nilo Peçanha e o Aterro do Flamengo. O plano de ação incluiu a remoção do leito carroçável da Avenida Rio Branco, transformando-o em esplanada com a implantação de novo mobiliário urbano (bancos, principalmente), ciclovia, jardins e instalação de trilhos para circulação de uma linha de Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), cuja experiência também foi abordada em estudo de caso no âmbito deste projeto (tema Mobilidade). A restrição na circulação de veículos motorizados neste trecho é um dos aspectos mais emblemáticos deste projeto, uma vez que a Avenida Rio Branco tratava-se de um dos logradouros cujo tráfego de veículos era um dos mais caóticos da cidade, principalmente por ser confluência de dezenas de linhas de ônibus que tiveram seus itinerários reconfigurados.
Custo para Implementação
Informação não disponível
Foi realizada uma parceria público-privada (PPP) através de concessão administrativa entre a prefeitura do Rio de Janeiro e empresas do ramo da construção civil, formando a Companhia de Desenvolvimento Urbano da Região do Porto - CDURP para viabilização de execução do projeto.
Desafios
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O fechamento da Avenida Rio Branco restringiu o acesso a veículos motorizados de grande e pequeno portes, como caminhões, ônibus, automóveis e motocicletas.
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O fechamento da Avenida da Rio Branco, ao restringir o acesso a veículos motorizados, promoveu alternativas limpas de transporte, como a bicicleta, a caminhabilidade e o Veículo Leve Sobre Trilhos.
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O fechamento da Avenida Rio Branco colaborou para a ampliação de calçadas, propiciando maior segurança viária aos usuários.
Contexto
O fechamento da Avenida Rio Branco tem como contexto os preparativos da cidade do Rio de Janeiro para sediar os Jogos Olímpicos de 2016. A medida foi, portanto, uma das instituídas pelo ex-prefeito Eduardo Paes com o objetivo de remodelar a paisagem da região central mediante o oferecimento de alternativas de mobilidade sustentável como meio de transporte dominante no local. A medida foi inspirada em um modelo de urbanismo bastante propagado por cidades europeias consideradas “sustentáveis” por excelência, como Copenhague e Amsterdã, além do caso da Times Square, na ilha de Manhattan, cujo espaço foi retransformado com a interdição do trânsito e a destinação da área à circulação exclusiva de pessoas (turistas, especialmente) em seu cruzamento com a Broadway. No Rio de Janeiro, o trecho “humanizado” da Avenida Rio Branco concentra principais pontos de interesse local, como o Museu de Belas Artes e o Teatro Municipal. Além disso, por ser um importante polo terciário da região metropolitana, atrai alto contingente de trabalhadores, turistas etc. que se deslocam predominantemente a pé. Desse modo, o fechamento da Avenida Rio Branco buscou projetar-se como protótipo de uma experiência a ser seguida na busca por espaços com maior segurança ao pedestre e, consequentemente, referência de como as cidades podem ser mais limpas, agradáveis e vivas através da promoção de meios alternativos de transporte.
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