Artigo Estudos de Caso

Feed-in tariff (tariffa onnicomprensiva) na Itália

Metodologia

Energia

Mecanismos de incentivo à geração solar fotovoltaica distribuída

Itália

Lácio()

Metodologia

A metodologia de incentivo para a geração de energias renováveis utilizada foi a feed-in tariff, que consiste em fixar preços para a eletricidade gerada através de energias renováveis. O pagamento da FIT é garantido geralmente pelo mesmo período de tempo de vida útil que dura a tecnologia. Este mecanismo é comumente usado em estágios iniciais de suporte à geração de energias renováveis, quando há ainda pouco desenvolvido nesta modalidade.

Implementação

Atores

CSE (Gestore dei Servizi Energetici)

Institucional/Privada

Governança

O feed-in tariff é um mecanismo tarifário realizado entre grandes empresas geradoras e distribuidoras de energia elétrica, na tentativa de incentivar as geradoras a investir no desenvolvimento de tecnologias que permitam a geração de eletricidade através de fontes renováveis de energia. Assim, para que seja possível implementar este mecanismo em um país ou região, é necessário que as empresas do setor elétrico estejam motivadas a limpar a matriz energética do país e interessadas em reduzir sua dependência dos combustíveis fósseis tradicionais.

Público-alvo

O principal público atingido é, naturalmente, a população da Itália. Porém, sempre que um país busca medidas que limpem sua matriz energética e reduzam suas emissões de GEEs, o mundo inteiro é beneficiado, mesmo que indiretamente.

Elementos de Replicabilidade

É necessário conhecer as particularidades do sistema elétrico de um país ou região, para entender os mecanismos que podem ser mais bem adaptados em cada contexto. Porém, para que seja possível replicar os resultados obtidos no estudo de caso, é necessário que as empresas do setor estejam dispostas a criar parcerias que permitam o desenvolvimento de tecnologia que permita a geração de eletricidade a partir de fontes limpas e renováveis.