Artigo Estudos de Caso

Fresh Paper - Papel para conservação de alimentos

Metodologia

Saneamento Ambiental - RESÍDUOS SÓLIDOS

Técnicas para conservação de alimentos

()

O Fresh Paper é uma solução para a conservação, por um processo natural, utilizando especiarias orgânicas, que dificulta a ação de bactérias e fungos, mantendo o alimento fresco e aumentando a vida útil dos alimentos de duas a quatro vezes. É um produto acessível, de baixo custo, reciclável, biodegradável e compostável, e sem a adição de produtos químicos na sua formulação. O Fresh Paper é uma folha de papel simples, com a adição das especiarias orgânicas - o feno-greco é um dos ingredientes, por exemplo. A ideia surgiu a partir de uma tradição familiar reinventada, transformado em um produto simples e acessível para todos.

Custo para Implementação

Até cinco mil reais

O Fresh Paper é disponibilizado no tamanho 14,5 x 11,5 cm, em embalagens com 4 folhas ou 8 folhas e um kit de 6 embalagens com 8 folhas cada; o valor da embalagem com 4 folhas é de US $ 5,72, ou seja, US $ 1,43 a folha. Informação obtida em agosto de 2020.

Desafios

  • Com a boa conservação dos alimentos evitando desperdícios, haverá possibilidades de alimentar um número maior de pessoas no mundo, diminuindo a fome.

Motivação

O objetivo é evitar o desperdício de alimentos em todo o mundo, considerando que a deterioração e a logística são os principais fatores na cadeia do alimento, tanto para os agricultores como para os comerciantes. O motivo é não precisar produzir mais alimentos e sim preservar o que já está sendo produzido, com isso preservar o meio ambiente.

Contexto

Segundo a FAO, o mundo produz aproximadamente 43 bilhões de toneladas de alimentos, mais que suficiente para alimentar todo os habitantes do planeta, com aproximadamente 7,7 bilhões de habitantes. No entanto, mais de 820 milhões de pessoas passam fome. A estimativa da FAO é de que são desperdiçados mais de 1,3 bilhão de toneladas de alimento anualmente. O principal problema social e econômico mundial é a distribuição desigual de alimentos entre os países (ONU News, 2019).