Artigo Estudos de Caso

Freshkills Park em Nova Iorque

Metodologia

Soluções Baseadas na Natureza (NBS)

Restauração ecológica de lixão em parques multifuncionais

Estados Unidos

Nova Iorque()

Metodologia

A transformação quase miraculosa do aterro em parque se deu majoritariamente aos esforços do departamento de saneamento de parques e recreação. O arquiteto responsável pelo projeto, muito conhecido de revitalização do manhattan High Line, foi também responsável pelo desenvolvimento da fase 1 do Freshkills park, que foca principalmente em tornar o parque acessível para o público e na instalação de pequenas comunidades de parques para os vizinhos adjacentes do Freshkills. O plano do arquiteto identifica 5 áreas principais para o parque, cada uma com características diferentes, desenhadas e programadas para maximizar as oportunidades de cada área e entender as suas limitações. Recursos planejados incluem reservas naturais, habitats para animais, lotes para sementes e plantações, caminhos para ciclismo e caminhadas, áreas de picnic, áreas para descanso, para eventos e diversas outras amenidades possíveis imaginárias para um parque público. O aterro Fresh Kills parou de aceitar resíduos domésticos em 2001. Naquele tempo, o Departamento de Saneamento da cidade de Nova Iorque já havia instalado sistemas contendo e coletando os "subprodutos" do aterro, e começou a fechar pouco a pouco sessões do mesmo. Com a decisão de fechar o aterro sanitário, a Sociedade Municipal de Arte (MAS - sigla em inglês) colaborou com a cidade de Nova Iorque para organizar um desafio internacional de Design, dirigido pelo departamento de planejamento da cidade, que ficou conhecido como "Draft Master Plan". A estrutura do plano integra os mais de 2 mil acres de pastagem aberta, vias aquáticas e estruturas projetadas em uma unidade coesa e dinâmica.

Implementação

Atores

Sociedade Municipal de Arte (MAS)

Comunitária/Grassroots (de baixo para cima)

Departamento de Saneamento de Nova Iorque

Governamental (de cima para baixo)

Departamento de planejamento de Nova Iorque

Governamental (de cima para baixo)

James Corner

Outro

Governança

Tendo em vista a necessidade crescente por espaço da cidade de Nova Iorque e o desafio em relação ao tratamento de resíduos sólidos resultante desse crescimento econômico e populacional, nasce o projeto do Freshkills park. A decisão de fechar o aterro sanitário, levou a Sociedade Municipal de Arte (MAS - sigla em inglês) a colabororar com a cidade de Nova Iorque para organizar um desafio internacional de Design, dirigido pelo departamento de planejamento da cidade, que ficou conhecido como "Draft Master Plan".

Público-alvo

Os residentes da cidade de Nova Iorque, agora com acesso ao parque.