Artigo Estudos de Caso

Freshkills Park em Nova Iorque

Metodologia

Soluções Baseadas na Natureza (NBS)

Restauração ecológica de lixão em parques multifuncionais

Estados Unidos

Nova Iorque()

Fatores de Sucesso

Sociais

Dentre os fatores sociais de sucesso, a criação de mais de 2 mil acres de espaço verde de parque em Nova Iorque é um deles. A criação de novos espaços externos para recreação, programas de artes e ciências assim como pesquisa científica fazem parte desse grupo, todos com o objetivo de proporcionar uma maior qualidade de vida para a população nova iorquina.

Ambientais

130 acres de água fresca e pântanos foram restaurados. O parque proporciona um amplo território para a geração de fontes de energias alternativas através de energia solar. 84 espécies de pássaros, estão ajudando a apressar a restauração de pântanos ao deixar sementes caírem e serem plantadas e polinizando flores. Em 2007 uma pesquisa identificou diversas espécies que acredita-se que tenham migrado de Nova Jersey, essas voltaram a aparecer em 2001 quando o aterro foi descontinuado.

Econômicos

A colheita de metano, proporciona aquecimento/energia e receita para o parque. Só em 2013, essa colheita proporcionou aquecimento para aproximadamente 10.000 casas e gerou mais de 3 milhões de dólares de receita. Além disso, durante a renovação do parque, o excesso de gás metano foi colocado a bom uso pelo departamento de saneamento da cidade, que é responsável pela colheita do gás do local e a venda para a empresa de energia National Grid, fazendo com que a cidade ganhe com essa venda 12 milhões de dólares de receita anual. Em 2042, o parque Freshkills se tornará um símbolo de renovação da cidade inteira. Turbinas de energia eólica rotacionando lentamente e os painéis fotovoltaicos proporcionarão energia para o parque como um todo incluindo todas as suas amenidades. Um símbolo da nossa cultura de excesso se tornará um símbolo de renovação.

Fatores de Fracasso

Dentre as possíveis fraquezas apresentadas pelo estudo de caso, a maior dela é relacionada aos possíveis impactos ambientais e de saúde negativos, como vazamento de petróleo, resíduos municipais e domésticos de origem desconhecida que podem eventualmente conter orgânicos semi-voláteis, metais perigosos, pesticidas entre outras substâncias de risco a saúde. Além disso, existe o risco de contaminação permanente do solo.

Fatores de Risco

O lixiviado do aterro se apresenta como um problema ao desenvolvimento do parque. Mesmo com o objetivo anterior de usar a área do parque como um aterro sanitário de curto prazo, os responsáveis pelo desenvolvimento do aterro, tiveram a visão de localizar esse aterro em uma área com solo argiloso, que previne qualquer infiltração em corpos d'água próximos. Porém, existe sempre o risco de que alguma porção de lixiviado escape. O novo parque lida com esse risco ao tampar o aterro sanitário, que reduz em grande parte a quantidade de lixiviado produzida. Além disso, foram instalados canos e estações de tratamento de água para purificar qualquer escoamento. Para se assegurar de que esse sistema funciona, 238 poços de monitoramento das águas subterrâneos foram instalados para acompanhar a qualidade da água.