Artigo Estudos de Caso

Habitação social "Minha Casa Minha Vida" em Wood Frame - TECVERDE

Metodologia

Ambiente Construído

Sistema estrutural: Wood Frame

Brasil

Paraná(PR)

Resultados e Impactos

Redução de 75% da demanda de mão-de-obra (barateando o processo). Geração de apenas 25% da quantidade de resíduos de uma canteiro de obras comum. Além disso, foi o primeiro condomínio residencial de interesse social do município que integrou à construção a inserção de um sistema de aquecimento solar de água, reduzindo em 50% o consumo residencial de energia elétrica.

Fatores de Sucesso

Sociais

Ambientais

Econômicos

Fatores de Fracasso

Apesar da inovação tecnológica das casas construídas, o condomínio Moradias Nilo repete problemas comuns aos conjuntos residenciais do Programa Minha Casa Minha Vida. Há pouca elaboração em relação ao projeto arquitetônico, e a implantação urbanística fica a dever em termos de relação com o entorno. Sendo assim, o projeto não foi inovador ao reproduzir a lógica da construção de casas apartadas do contexto de vizinhança.

Fatores de Risco

A depender do clima do local de implantação (especialmente do índice de umidade) e do tratamento da madeira, as edificações podem apresentar mais problemas de infiltração, rachaduras nas paredes, assoalhos cedendo e mofo (como relatado por moradores de outra área de moradia popular em woodframe - Residencial Haragano, no Paraná).

Lições aprendidas

Como tecnologia em fase de implementação no Brasil, notam-se avanços significativos no aprimoramento da técnica de produção e melhoria do produto. A partir dos primeiros resultados obtidos é possível perceber que o investimento na qualidade do painel entramado de madeira vale à pena no final do processo pois resulta em maior durabilidade e conforto térmico.