Artigo Estudos de Caso

Impactos das tarifas horo sazonais em Ontário: TOU (Time of Use)

Metodologia

Energia

Gerenciamento pelo Lado da Demanda (GLD) e Alternativas de Tarifação Energética

Canadá

Ontario()

Metodologia

Para cada região, foram examinadas duas classes de clientes: residencial e geral. As casas unifamiliares e os edifícios de apartamentos medidos individualmente pertencem à classe residencial e não residenciais (com demandas inferiores a 50 kW). Somente clientes com um histórico suficiente de dados horários antes da aplicação do estudo (TOU) puderam ser incluídos. A amostra final foi composta por 102.769 clientes residenciais (incluindo 4.038 clientes do mercado varejista) e 29.145 clientes de serviços gerais (incluindo 493 clientes do mercado varejista), de um total de 2.460.025 consumidores residenciais e 147.450 clientes de serviços gerais. Devido à falta de um histórico suficiente de dados horários, não foi possível incluir clientes de serviços gerais para Toronto Hydro, Newmarket-Tay Power e PowerStream.

Implementação

Atores

The Brattle Group

Institucional/Privada

Siemens AG

Institucional/Privada

Alectra Utilities

Institucional/Privada

Governança

A empresa estadunidense The Brattle Group foi responsável pela realização do estudo; o conglomerado industrial alemão Siemens AG proveu o suporte técnico; a empresa Alectra Utilities, distribuidora local de Ontario, foi o cliente do estudo.

Público-alvo

Diretamente foram beneficiados 102.769 clientes residenciais (incluindo 4.038 clientes do mercado varejista) e 29.145 clientes de serviços gerais (incluindo 493 clientes do mercado varejista), de um total de 2.460.025 consumidores residenciais e 147.450 clientes de serviços gerais. Porém, indiretamente, estudos como este tem o potencial de beneficiar todos os consumidores residenciais e de serviços gerais do país, visto que o aprendizado pode ser utilizado em outras províncias do país.

Elementos de Replicabilidade

Boa comunicação e relacionamento entre a distribuidora e os clientes da sua área de concessão.

Flexibilidade regulatória que permita que projetos pilotos como este sejam executados.

Este tipo de projeto pode ser adaptado a qualquer empresa elétrica do mundo. Se faz necessário que os cliente tenham medidores inteligentes.