Artigo Estudos de Caso

Impactos das tarifas horo sazonais em Ontário: TOU (Time of Use)

Metodologia

Energia

Gerenciamento pelo Lado da Demanda (GLD) e Alternativas de Tarifação Energética

Canadá

Ontario()

Resultados e Impactos

A análise foi realizada a nível provincial e dividindo a província em quatro regiões. Os impactos da transferência de carga foram divididos em quatro períodos de calendário separados: antes de 2012, 2012, 2013 e 2014. O período anterior a 2012 considera as LCDs (distribuidoras) que aplicavam as tarifas TOU anteriores a 2012. Cabe ressaltar que algumas distribuidoras iniciaram a aplicação das tarifas TOU no início de 2009, enquanto outros só começaram em 2012, afetando a comparação dos anos anteriores a 2012. Até 2012, todas as distribuidoras já aplicavam as tarifas TOU. As principais conclusões estão resumidas a seguir: • Clientes residenciais mostram padrões claros de comportamento de deslocamento de carga entre regiões e anos de estudo, mas pouca evidência de conservação de energia. A magnitude do deslocamento de carga parece diminuir com o tempo. • Clientes de classe não residenciais (serviço geral) mostram pouca evidência de comportamento de mudança de carga e são menos responsivos à variação de preços de TOU que os clientes residenciais, mostrando algumas evidências de conservação, embora marginais. • Os parâmetros do modelo de mudança de carga residencial são consistentes entre regiões e anos e possuem magnitudes que já foram observadas em outros pilotos. • Existem algumas elasticidades positivas inesperadas nos modelos de conservação, provavelmente devido à pequena variação de preços durante o período do estudo. Nenhuma dessas elasticidades são estatisticamente significativas.

Fatores de Sucesso

Sociais

Ambientais

Econômicos

Fatores de Fracasso

Não há registro.

Fatores de Risco

Podemos apontar como fatores de risco: Desconfiança por parte dos consumidores finais; Os clientes do estudo devem ter medidores inteligentes nas suas instalações; e uma eventual falta de comunicação entre a distribuidora e os clientes desta pode causar baixa adesão ao programa piloto.

Lições aprendidas

Clientes residenciais são mais responsivos a sinais tarifários que os clientes não residenciais, deslocando a sua carga de maneira mais evidente. Existem algumas elasticidades positivas inesperadas nos modelos de conservação, provavelmente devido à pequena variação de preços durante o período do estudo.