Artigo Estudos de Caso

Implementação de frota de ônibus elétricos no Sistema de Transporte Público de Santiago - Chile

Metodologia

Mobilidade

Ônibus elétrico no transporte de passageiros

Chile

Província de Santiago()

Metodologia

O projeto de introdução dos ônibus elétricos é fruto da parceria entre três organizações: além da empresa operadora Metbus, a Enel X, empresa de energia, e a BYD Chile, empresa fabricante dos veículos. Os ônibus incorporados ao sistema de transporte público de Santiago foram adquiridos pela Enel X e entregues à Metbus na modalidade de leasing operativo. A Enel X também foi responsável pela instalação dos terminais de carregamento.

Implementação

Atores

Buses Metropolitana S.A (Metbus)

Público-Privada

Enel X

Público-Privada

BYD

Público-Privada

Governança

No projeto de introdução de ônibus elétricos no Sistema de Transporte de Santiago, a empresa Metbus é responsável por coordenar toda a operação da frota. A Enel X é a fornecedora de energia, de infraestrutura de recarga e de financiamento para a operação. Além disso, para a introdução da frota, a Metbus trabalhou em estreita colaboração com a fabricante de ônibus BYD para alcançar um contrato de manutenção de alto desempenho. A Enel X também foi responsável pela instalação de dois eletroterminais de carregamento, que possuem infraestrutura de padrão superior, moderna e sustentável, que permitirá a recarga de todos os ônibus elétricos, gerenciando horários e potências de carga e otimizando o consumo energético. Os eletroterminais contam com pontos de recarga para ônibus elétricos e estacionamentos solares projetados para suportar painéis fotovoltaicos que geram eletricidade para operação de ônibus e instalações de terminais.

Público-alvo

População e frequentadores da cidade de Santiago

Elementos de Replicabilidade

Considerar o panorama político e as condições para a introdução da eletromobilidade na pauta pública nacional, estadual e municipal.

Realizar análises iniciais visando avaliar custos, benefícios ambientais e sociais no contexto local e atores presentes e novos atores potenciais.

Lançar projeto piloto estruturado baseado em avaliação de impacto. Utilização de ônibus elétrico em caráter experimental. No caso dessa solução, antes da introdução de 100 ônibus, dois veículos foram introduzidos no sistema para avaliar tecnicamente sua viabilidade e o comportamento dos usuários frente ao novo modelo.

Mapear e explorar as opções de financiamento para garantir que a adoção dos ônibus elétricos sejam sustentáveis a longo prazo.

Formalizar e implementar a adoção com passe em planos de infraestrutura e operação a longo prazo

Formalizar e implementar um plano para a compra dos veículos

Capacitar as operadoras dos ônibus

Planificar o descarte das baterias, tratando esse procedimento como transparência.