Estudos
Implementação de frota de ônibus elétricos no Sistema de Transporte Público de Santiago - Chile
Mobilidade
Ônibus elétrico no transporte de passageiros
Chile
Província de Santiago()
Resultados e Impactos
Alguns resultados podem ser sintetizados como: - Mais de 6,5 milhões de viagens desde o início da operação de eletromobilidade em Santiago em dezembro de 2018 - Desde o início da operação, a frota percorreu mais de 2,7 milhões de quilômetros e transportou quase 1,2 milhão de pessoas em 6,5 milhões de viagens - Adoção de uma tecnologia permitiu a redução dos gases poluentes NOX e CO2, responsáveis principalmente por doenças respiratórias - Boa recepção por usuários que classificaram os ônibus elétricos com nota 6,3 (de 7,0) - Menor ruído - diferenças de até 21 decibéis entre os ônibus a diesel e os ônibus elétricos. A OCDE afirma que um nível de ruído aceitável é de 65 db no dia e 55 na noite, números que são claramente mais fáceis de obter com a eletromobilidade - Após a comprovação da viabilidade, aumenta as possibilidades para se abrir as portas do mercado nacional para que outras operadoras de ônibus se interessem pela adoção de ônibus elétricos - Desenvolvimento da indústria de ônibus elétricos, com a possibilidade de construção de parques industriais, já que a Enel X já investiu, colocando à disponibilidade da operadora, em projetos de engenharia e construção para a entrega de dois terminais de recarga (eletroterminais).
Fatores de Sucesso
Sociais
Ambientais
Econômicos
Fatores de Fracasso
Limitação financeira – dificuldade das organizações em mudar práticas de compras, especialmente instituições governamentais que utilizam modelos rígidos de gestão financeira Limitação financeira – ausência de opções de financiamento a longo prazo, já que a adoção de ônibus elétricos requer grande mobilização de capital, tanto para adquirir veículos, como para fornecer infraestrutura para recarga.
Fatores de Risco
Barreiras políticas – falta de liderança disposta a pautar a eletromobilidade e adoção de políticas pragmáticas com retornos políticos mais imediatos. Falta de capacidade institucional, tanto do Estado, quanto do setor privado.
Lições aprendidas
A adoção de ônibus elétricos no sistema de transporte público de Santiago é um exemplo virtuoso para a implementação deste tipo de solução, 100% ambientalmente amigável, em outras regiões e cidades do nosso país e do mundo Com este projeto, o Chile se torna o segundo país do mundo e o primeiro da América Latina a ter o maior número de ônibus elétricos de emissão zero.
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