Artigo Estudos de Caso

Implementação do IPTU Verde em Curitiba

Metodologia

Ambiente Construído

IPTU Verde

Brasil

Paraná(PR)

Metodologia

A concessão de desconto que ocorre desde o ano 2000 sobre as taxas de arborização em lote é classificada em quatro graus de desconto, estabelecidos de acordo com o Código Florestal do município de Curitiba, sendo esses: Até 50% de desconto: para terrenos com árvore isolada cuja projeção da copada perfaça uma área mínima de 40% da área total do imóvel; 10% por árvore, até o limite de 50%: para terrenos com pinheiros isolados e diâmetro superior a 50 centímetros na altura do peito ou para terrenos com árvores consideradas imunes de corte; Até 60% de desconto: para terrenos com bosques não cadastrados pelo município; Até 100% de desconto: para terrenos com bosque nativo considerado relevante, cadastrado pelo município. E, ainda, segundo a legislação determinada logo após, são 21 os tipos de árvores imunes de corte - proibidas de serem cortadas - em Curitiba.

Implementação

Atores

Câmara Municipal de Curitiba

Governamental (de cima para baixo)

Prefeitura de Curitiba

Governamental (de cima para baixo)

Proprietários de imóveis de Curitiba

Outro

Governança

A aprovação do IPTU Verde foi de responsabilidade da Câmara Municipal de Curitiba, proposto pelo vereador Jonny Stica (PT). À Prefeitura de Curitiba cabe a aplicação do instrumento e estabelecimento dos critérios. A adesão ao IPTU Verde depende de requisição dos proprietários de imóveis de Curitiba.

Público-alvo

População de Curitiba.

Elementos de Replicabilidade

Estabelecimento de critérios para concessão de desconto (quais medidas sustentáveis entrarão na aplicação do IPTU Verde) após análise do que é necessário para o contexto socioeconômico e ambiental do município onde o instrumento será replicado.

Determinação de taxas de desconto de acordo com o que é possível dentro da realidade econômica tributária do município.

Associação a algum programa de certificação de edificações, como o Certificação LEED.

Estipulação de período de validade da certificação para que o imóvel tenha que renová-la e passar por fiscalização periódica - evitando, assim, que o proprietário continue recebendo o benefício caso as medidas sustentáveis sejam descaracterizadas ou para que possa aumentar seu benefício se mais medidas forem adotadas ao longo do tempo.

Esforço em informar a população a respeito do IPTU Verde para que essa tenha consciência desse direito e aumente a taxa de adesão aos descontos.