Artigo Estudos de Caso

Integrabike - sistema de compartilhamento de bicicletas da cidade de Sorocaba

Metodologia

Mobilidade

Sistema de compartilhamento de bicicletas com estação

Brasil

São Paulo(SP)

Metodologia

O desenvolvimento desta solução está inserida em uma política pública mais ampla de incentivo à mobilidade sustentável, a partir do investimento na estrutura cicloviária concebida para ser executada em três grandes etapas: i) Primeira fase: Planejamento da Infraestrutura Cicloviária, composta por Rede de ciclovias, ciclofaixas, paraciclos, bicicletários, interligada ao sistema público de transporte urbano, executada através da elaboração do Plano Cicloviário; ii)Segunda fase: implantação de um programa permanente de apoio e incentivo ao uso da bicicleta, executado através do programa "Pedala Sorocaba", que compreendeu ações pontuais de impacto e de caráter permanente, estabelecidas em calendário anual de eventos, cujo foco principal foi voltado para abordagem de questões comportamentais e educativas; iii)Terceira fase: implementação de um Sistema de Bicicletas Públicas para uso compartilhado, disponibilizado à população por meio de uma rede de estações de bicicletas de autoatendimento. Para a execução desta terceira fase foi realizado um estudo técnico de viabilidade, considerando, por sua vez, três fases: diagnóstico; pesquisas; plano operacional, funcional e de negócio. O estudo técnico de viabilidade permite definir o modelo operacional, os detalhamentos das estações e s bicicletas, as áreas da cidade com potencial de demanda de utilização cronogramas físico e financeiro (ALMEIDA, 2013). A fase posterior ao estudo técnico consistiu na contratação de empresa especializada para instalação, operação e manutenção do sistema. A contratação da empresa se deu através de chamamento público para licitação do tipo "menor preço".

Implementação

Atores

Prefeitura Municipal de Sorocaba/URBES - Empresa de Desenvolvimento Urbano e Social de Sorocaba

Governamental (de cima para baixo)

Governança

A implementação desta solução está inserida em processo de desenho de uma política pública mais ampla de incentivo à mobilidade sustentável coordenado pela Empresa de Desenvolvimento Urbano e Social de Sorocaba, responsável tanto pela elaboração do Plano Cicloviário quanto pelo estudo técnico de viabilidade, a definição do modelo operacional e, por fim, pela contratação da empresa operadora através de chamamento público para licitação do tipo "menor preço".

Público-alvo

População municipal.

Elementos de Replicabilidade

Identificação de localidades na cidade com maior demanda de mobilidade para disponibilização das bicicletas.

Integração das estações de bicicleta com os modais de transporte público (ônibus, metrô etc.).

Investimento em infraestrutura cicloviária para viabilizar a utilização das bicicletas por parte da população.

Sensibilização da população para respeito ao ciclista, a fim de fomentar e garantir a segurança do usuário do sistema de compartilhamento de bicicletas.