Artigo Estudos de Caso

Integração bicicleta-transporte público em Malmo - Suécia

Metodologia

Mobilidade

Bicicletário de grande capacidade

Suécia

Malmo()

Resultados e Impactos

Antes do programa, a integração entre os nós de ciclismo e transporte público, com exceção de alguns estacionamentos de bicicletas na Estação Central, era ruim ou inexistente. A inauguração de um parque de estacionamentos na Estação Central contribuiu para o aumento das viagens em bicicleta. Em 2008, os residentes de Malmo fizeram 23% de todas as suas viagens de bicicleta. Estima-se que esteja em torno de 25% atualmente e o objetivo é chegar a 30% até 2018. Na melhor das hipóteses, a taxa de ciclistas parados nos semáforos caiu de 64% para 47% devido aos detectores de bicicleta. O tempo médio que os ciclistas esperaram pelo verde foi reduzido em 2 a 7 segundos. Uma pesquisa por telefone após a campanha “sem viagens ridículas de carro” sugeriu que 40-50% de todos os residentes notaram a campanha e que cerca de 10% pensaram ou realmente mudaram seus hábitos de viagem por causa da campanha. Malmö foi premiada como "A Melhor Comunidade de Ciclismo do Ano" na Suécia em 2011, 2012 e 2013. Também é classificada como a sétima melhor cidade de bicicleta do mundo pela Copenhagenize .

Fatores de Sucesso

Sociais

Ambientais

Econômicos

Fatores de Fracasso

- Falta de interesse das autoridades e lideranças políticas

Fatores de Risco

- Falta de interesse das autoridades e lideranças políticas - Indisponibilidade de recursos para implantação das ações em contextos de crise

Lições aprendidas

É possível desenvolver boas condições para o uso da bicicleta para que se torne um meio de transporte atrativo para motoristas. Para apoiar a combinação de bicicleta e transporte público, é importante alcançar um sistema de transporte totalmente intermodal. A adoção de abordagens holísticas e de uma visão de planejamento integrado nos transportes são caminhos para endereçar soluções para a sustentabilidade social, ambiental e econômica das cidades. Melhor acessibilidade e maior mobilidade sustentável dão a mais pessoas acesso a ambientes urbanos de maior qualidade, onde as pessoas se encontram e onde a vida urbana, a inovação e a cultura prosperam. O aumento da participação do ciclismo e do transporte público em detrimento do tráfego de carros cria oportunidades para um desenvolvimento em direção a uma cidade mais social, ambiental e economicamente sustentável.