Estudos
Mecanismos Técnico-institucionais para Sustentabilidade dos Serviços de Drenagem Urbana - Brasil
Saneamento Ambiental - ÁGUA
Cobrança pelos sistemas de drenagem urbana
Brasil
Rio Grande do Sul(RS)
Resultados e Impactos
Como resultado do estudo, Souza (2005) concluiu que é possível que a cobrança específica pelo uso dos sistemas de drenagem resulte em um uso mais racional do solo, e que a população tenha uma maior consciência do impacto de sua propriedade no custo da drenagem do município. Observou-se, ainda, que o condomínio que adotou medidas de LID resultou em uma menor taxa de drenagem, seguida pela medida compensatória e higienista, respectivamente. Estudos ainda devem ser realizados para consolidação de uma metodologia de precificação dos serviços de drenagem.
Fatores de Sucesso
Sociais
Ambientais
Econômicos
Fatores de Fracasso
Falta de estabelecimento de critérios claros para adoção da cobrança de taxa de drenagem.
Fatores de Risco
No Brasil, já são cobradas taxas de drenagem na conta mensal de saneamento ambiental no Município de Santo André/SP a partir do cálculo da contribuição volumétrica do imóvel, taxa que pode chegar até R$3,00 por m³. A adoção de um sistema de cobrança diferente do já estabelecido no Brasil pode resultar em embargos jurídicos. Por isso, é importante que sejam estabelecidas diretrizes federais para o estabelecimento de critério de cobrança de drenagem.
Lições aprendidas
Cobrança de taxa de drenagem é factível e pode contribuir para prevenir os impactos decorrentes do escoamento superficial da água da chuva.
Compartilhe: