Artigo Estudos de Caso

Parque em teto verde sobre a Biblioteca da Universidade de Varsóvia - Polônia

Metodologia

Ambiente Construído

Telhado verde para edificações

Polônia

Varsóvia()

A Biblioteca da Universidade de Varsóvia possui um dos projetos mais arrojados da Europa, que concilia a arquitetura com o paisagismo que sobe por sua cobertura. O conceito do premiado projeto foi de “Cidade dentro do Bosque”. O parque sobre laje foi inaugurado em 2002 e é considerado um dos mais belos jardins suspensos da Europa. São 2.000 m² sobre a arquitetura da biblioteca, mais 15.000 m² sobre uma área de estacionamento. Esses dois espaços são conectados por biovaletas que conduzem as águas ladeadas por escadas que dão acesso ao topo e no centro há um painel de vidro que ilumina o interior. O parque sobre a biblioteca é um projeto experimental de sucesso reconhecido. Foi o primeiro na Polônia desse porte. A interação do paisagismo com a arquitetura que foi concebida para ser sustentável. Os caminhos que serpenteiam pelo alto permitem passear por diversos ambientes criados por estruturas de treliça, pontes que possibilitam ver o interior através de vidros que iluminam o interior com luz natural, reduzindo consumo de energia. A topografia criada dá a sensação de estar caminhando na natureza. A vista sobre o rio Vístula, que tem corredor verde nas suas margens, e a ponte Świętokrzyski que conecta com o centro, é espetacular. O edifício também possui outras soluções baseadas na natureza, além do teto e biovaletas, como jardins verticais e bacia de retenção.

Custo para Implementação

Informação não disponível

A fonte de financiamento não foi identificada.

Desafios

  • O projeto teve como objetivo reduzir o consumo de energia por meio da introdução de soluções baseadas na natureza, e prover energia limpa.

  • A edificação da biblioteca é recoberta por vegetação e camada de solo, com sistema integrado para manejo de águas de chuva.

  • O teto verde mantém o ciclo da água, promovendo infiltração, condução e evapotranspiração pela vegetação.

  • Foi implantado um sistema integrado com tipologias de soluções baseadas na natureza para o manejo de águas pluviais, e redução na carga que vai para o sistema de drenagem da cidade.

  • O edifício enfrenta chuvas intensas, ondas de calor e menor demanda de energia por conta do projeto inovador.

  • Contribui para a manutenção da qualidade das águas e do ar por meio da cobertura vegetal.

  • Oferece um parque para lazer, recreação e atividades físicas dos moradores, melhorando a qualidade de vida e saúde.

  • O edifício funciona como uma árvore, contribuindo para melhoria da qualidade ambiental por meio dos serviços ecossistêmicos que oferece.

  • A biblioteca se transformou em uma área de grande importância para a cidade e moradores da região.

Contexto

Varsóvia é a capital da Polônia e teve uma das reconstruções mais emblemáticas do pós-guerra, onde o seu centro histórico foi cuidadosamente refeito como o original e ao mesmo tempo desenvolvido de modo a trazer serviços ecossistêmicos. O projeto da biblioteca da Universidade de Varsóvia se destaca nesse cenário por ser arrojada na arquitetura sustentável e inovadora e pela inserção de paisagismo ecológico que permeia dentro e fora do edifício. A biblioteca se integra com o contexto local que tem edificações com arquitetura tradicional, mantendo a mesma altura.