Artigo Estudos de Caso

Parque em teto verde sobre a Biblioteca da Universidade de Varsóvia - Polônia

Metodologia

Ambiente Construído

Telhado verde para edificações

Polônia

Varsóvia()

Metodologia

Os arquitetos trabalharam em conjunto com uma paisagista polonesa para alcançar o objetivo de ter um projeto sustentável dentro do conceito de “Cidade dentro do Bosque”. O teto verde intensivo foi projetado para receber vegetação com diversos estratos e empregou tecnologias inovadoras e insumos locais para reduzir os custos. Possui um sistema de drenagem das águas como suporte para o plantio de Floradrain® FD 40 para as áreas planas, e em superfícies com declives foi usado Floraset® FS 75. O substrato foi mistura de solo fértil de uma cidade vizinha com tijolo picotado o que tem mantido excesso de alcalinidade. A altura do substrato foi de 20 cm a 40 cm dependendo do tipo de vegetação (gramado, plantas herbáceas ou arbustivas). As plantas tiveram que ser adaptadas, pois nem todas que foram plantadas tiveram bom desenvolvimento. Vale destacar que o manejo periódico é fundamental para manter espécies invasoras sob controle.

Implementação

Atores

Universidade de Varsóvia

Outro

Arquitetos envolvidos: Irena Bajerska, Marek Budzynksi, Zbigniew Badowski e A. Kowalewski

Institucional/Privada

Empresa PORR International

Institucional/Privada

Governança

A arquiteta paisagista contratada para a elaboração do projeto foi Irena Bajerska, em parceria com os arquitetos Marek Budzynksi, Zbigniew Badowski e A. Kowalewski. A construtora responsável foi a PORR International. A Universidade de Varsóvia foi responsável pela implementação do projeto.

Público-alvo

Público em geral.

Elementos de Replicabilidade

Ter visão integrada de arquitetura e paisagismo.

Ter conhecimentos técnicos sobre soluções baseadas na natureza para projetar de forma integrada e sistêmica.

Usar tecnologias confiáveis e comprovadas para que o teto verde intensivo tenha sucesso em sua complexidade de parque sobre lajes.