Artigo Estudos de Caso

Parque Nacional da Tijuca - PNT

Metodologia

Soluções Baseadas na Natureza (NBS)

Parques urbanos e periurbanos

Brasil

Rio de Janeiro(RJ)

O Parque Nacional da Tijuca-PNT está localizado no coração da cidade, dividindo as áreas urbanizadas entre o norte e o sul do Rio de Janeiro. A cidade foi considerada Patrimônio Mundial pela Unesco por conta de sua paisagem, com o título "Rio de Janeiro, Paisagens Cariocas entre a Montanha e o Mar", por conta da relação entre a natureza exuberante de seus morros e suas praias, além do parque tendo papel primordial para esse reconhecimento. Uma das maiores atrações turísticas da cidade o Cristo Redentor, fica dentro do PNT. Atualmente o parque está sob a tutela do ICM-Bio. A Associação dos Amigos do Parque, uma ONG, promove a proteção e divulgação dos benefícios do parque, também organiza eventos e planeja o seu desenvolvimento econômico para gerar renda de modo a contribuir na sua gestão. O PNT atualmente é um oásis na cidade, muito frequentado por visitantes locais e ciclistas. Suas florestas moderam o clima que está cada vez mais quente, suas matas contribuem para reduzir os riscos de deslizamentos. Muitas áreas de encostas foram replantadas pelo Programa Mutirão Reflorestamento que teve início na década de 1980, mas que atualmente está muito esvaziado e com pouca verba. Muitas áreas foram invadidas por favelas devido à falta de capacidade de monitoramento e fiscalização, mas de qualquer forma ainda funciona como um cinturão de amortecimento para as áreas núcleo que abrigam importante biodiversidade. Vale destacar que outras iniciativas tem transformando de alguma maneira a situação do parque. O Bugio (Alouatta guariba), um macaco de grande porte, havia desaparecido da floresta há mais de 100 anos, foi reintroduzido em 2017 em cooperação com a iniciativa privada. Existem inúmeras trilhas para caminhadas, e está sendo implantada a Trilha Transcarioca com 180 Km de extensão que vai conectar os morros da cidade do bairro da Urca na Zona Sul, à Guaratiba na Zona Oeste.

Custo para Implementação

Informação não disponível

.Federal .Eventos organizados no Parque. .Entrada para o Cristo Redentor

Desafios

  • A restauração de funções ecológicas com o plantio de árvores possibilitou o uso apropriado do solo.

  • As florestas mantêm as nascentes e os córregos que já foram manancial da cidade, e atualmente ainda fornece água para muitos moradores.

  • A floresta possibilita a manutenção do ciclo natural da água.

  • A vegetação nas encostas contribui para reduzir os impactos de grandes chuvas na cidade, reduzindo o escoamento superficial e evitando deslizamentos pelo efeito mecânico de suas raízes que mantêm as encostas estáveis - com exceções.

  • Contribui para amenizar os efeitos das mudanças e adaptar aos desafios trazidos por eventos climáticos extremos.

  • Florestas são fundamentais para a manutenção das águas.

  • O PNT dimensões oferece inúmeros benefícios para a qualidade de vida, saúde da população, e em suas algumas áreas de amortecimento são produzidos alimentos orgânicos para consumo dos habitantes.

  • O PNT tem restaurado e conservado serviços ecossistêmicos desde o século XIX, sendo um exemplo de sucesso reconhecido mundialmente.

  • É uma imensa área verde urbana para usufruto dos moradores, turistas e para biodiversidade.

  • A gestão do parque é feita pelo órgão Federal em cooperação com a ONG Amigos do Parque.

Contexto

A área onde se encontra o Parque Nacional da Tijuca tem fascinado visitantes desde o século XVI quando a exploração da floresta teve início, cortando as valiosas árvores que eram enviadas para a Europa. A pilhagem da floresta nativa continuou até tomar quase todo maciço. Atualmente o fragmento primário mais relevante é o da Mata do Pai Ricardo. A área do parque foi o manancial de águas que abasteceu a cidade. Com o crescimento da cidade e a devastação da floresta para dar lugar à agricultura, o Imperador D. Pedro II nomeou o Major Archer para começar um plantio de mudas vindas de matas ainda existentes na zona oeste, e também árvores frutíferas exóticas. Com isso teve início a regeneração ecológica que hoje é um dos maiores patrimônios da cidade. Vale destacar que o Parque Nacional da Tijuca – PNT foi protegido em 1961 pelo Decreto 50.923. Pela regulamentação não deveria ter ocupações, mas atualmente residem moradores legais e ilegais, a maioria em favelas