Artigo Estudos de Caso

Parque Nacional da Tijuca - PNT

Metodologia

Soluções Baseadas na Natureza (NBS)

Parques urbanos e periurbanos

Brasil

Rio de Janeiro(RJ)

Resultados e Impactos

A recuperação ecológica que teve início no século XIX é uma solução baseada na natureza que hoje tem um valor imensurável para a cidade do Rio de Janeiro e seus moradores. O Parque Nacional da Tijuca possibilitou que a cidade do Rio de Janeiro recebesse o título de Patrimônio Mundial pela Unesco. A floresta que recobre o maciço cumpre funções essenciais para reduzir os riscos de desastres em dias de chuvas intensas, e também ameniza as temperaturas elevadas que a cidade tem durante a maior parte do ano. O Parque atrai turistas do mundo todo, gera emprego e renda para a cidade em diversas áreas de negócios de diversas escalas. O parque possibilita contato direto com a natureza de forma cotidiana para seus moradores.

Fatores de Sucesso

Sociais

Ambientais

Econômicos

Fatores de Fracasso

.Falta de verbas para sua manutenção, monitoramento, fiscalização. .Favelização de áreas que o mercado imobiliário formal não pode ocupar, o tráfico de drogas e a milícia dominam e incentivam o desmatamento para ocupação

Fatores de Risco

.A construção tanto formal quanto ilegal causa impacto que levam a riscos de deslizamentos, que são frequentes a cada chuva mais forte. .As antenas que se situam nos divisores de águas (topos) dos maciços e as linhas de transmissão causam impactos e não pagam pela utilização das áreas. .O aumento da temperatura, tanto pelas ilhas de calor urbano, quanto pelas mudanças climáticas está impactando a biodiversidade pela alteração no ambiente. As espécies não têm tempo de se adaptar a alterações que têm ocorrido em poucos anos. .Os fragmentos de floresta do Parque estão isolados por urbanização e vias o que impede o fluxo gênico e está ameaçando a conservação da biodiversidade. .Incêndios florestais em tempos de secas, causados por ações humanas e amplificados em áreas com cobertura de capim (principalmente Panicum maximum – Capim Mombaça ou Colonião).

Lições aprendidas

.Grandes parques urbanos oferecem inúmeros benefícios para a cidade e seus moradores. .É preciso ter fundos garantidos no longo prazo para a manutenção, monitoramento, fiscalização tanto do patrimônio ecológico, quanto do patrimônio histórico-cultural, para manutenção de trilhas, segurança e melhorias necessárias para atrair visitantes em harmonia com a natureza. .Grandes parques urbanos na cidade são importantes para conectar as pessoas com a natureza, uma vez que oferecem numerosas oportunidades para caminhada na mata, banhos de cachoeira, circuitos para ciclistas, locais para práticas de exercícios, áreas para aulas de campo, dentre inúmeras outras possibilidades.