Estudos
Parques Lineares: Estudo de caso do Córrego Ponte Alta - Taboão da Serra - Brasil
Saneamento Ambiental - ÁGUA
Manejo de águas pluviais: Parques lineares
Brasil
São Paulo(SP)
Resultados e Impactos
A drenagem urbana é um problema recorrente nas cidades brasileiras. A falta de planejamento e controle sobre a urbanização geraram graves adversidades que atingem o ambiente e a sociedade. Estes têm sido tratados de forma a afastar rapidamente as águas pluviais, sendo o manejo sustentável o mais adequado a ser aplicado, de maneira que a sociedade dê a devida importância às consequências da má gerência das águas pluviais. Essa atitude pode ser vista no estudo de caso, já que as propostas estudadas possuem visão ambiental, preocupando-se com a convivência da sociedade com a água, de modo a reter e armazenar a água através da revitalização do córrego e suas proximidades, em vez de simplesmente canalizar a água sem resolver efetivamente o problema, afastando-o apenas para a jusante. A melhor forma para lidar com o manejo de águas é através de uma gestão integrada e participativa, utilizando como base importante a educação da população. É interessante observar que no projeto levou-se em consideração a necessidade do envolvimento da população com o espaço criado como forma de deixar o parque muito frequentado e bem cuidado. Além disso, a implementação do parque linear valorizou a região, fazendo com que a área de loteamento de Ponte Alta recebesse diversos investimentos que potencializaram a urbanização e obras de infraestrutura.
Fatores de Sucesso
Sociais
Ambientais
Econômicos
Fatores de Fracasso
• Necessita que se façam desapropriações e relocações das ocupações irregulares, quando presentes; • Possui um alto custo de implantação quando são necessárias desapropriações; • Devem ser previstos serviços de manutenção periódicos, como qualquer outro equipamento público de lazer; • Se não houver envolvimento da população, o parque pode sofrer com depredações; • A acessibilidade ao parque deve ser garantida, de modo que consolide sua utilização pela população; • Devem ser instalados equipamentos de sinalização e iluminação.
Fatores de Risco
Os principais fatores de risco identificados são relativos à possibilidade de desapropriação de relocação de comunidades existentes no local e o impacto ambiental que essas tiveram no local durante sua permanência.
Lições aprendidas
População sempre tem que estar engajada e aberta às modificações.
Compartilhe: