Artigo Estudos de Caso

Paseo Bandera - Santiago - Chile

Metodologia

Mobilidade

Passeio urbano exclusivo para pedestre

Chile

Santiago()

Resultados e Impactos

Aumento no tráfego de pedestres Revitalização de região carente de espaços públicos e de espaços de circulação agradáveis Geração de senso de cidadania e pertencimento nos moradores locais. Transformação em área turística e aumento da vitalidade do comércio local

Fatores de Sucesso

Sociais

Ambientais

Econômicos

Fatores de Fracasso

Incertezas acerca da permanência das intervenções, já que o governo cogita abrir a carros e ônibus, embora o Ministerio de Transportes y Telecomunicaciones tenha optado, em agosto de 2018, por sua permanência

Fatores de Risco

Embora não esteja tão submetido ao tempo político como projetos estruturais que levam mais tempo para ser concluídos, o risco se refere a descontinuidade em função de mudanças de governo ou até mesmo da descontinuidade no apoio da iniciativa privada

Lições aprendidas

Essa tática urbana permite que espaços desabitados - geralmente no meio da cidade - sejam recondicionados como praças com móveis, cafés, áreas verdes e espaços de descanso. O que pode resultar na adesão por parte do comércio local. É possível viabilizar a parceria efetiva entre sociedade civil, poder público e iniciativa privada em prol de projetos urbanos inovadores. Através de projetos urbanos com forte apelo artístico e estético, é possível romper com o paradigma da mobilidade motorizada, limitando a circulação de carros e eliminando espaços para estacionamento