Estudos
Paseo Bandera - Santiago - Chile
Mobilidade
Passeio urbano exclusivo para pedestre
Chile
Santiago()
Resultados e Impactos
Aumento no tráfego de pedestres Revitalização de região carente de espaços públicos e de espaços de circulação agradáveis Geração de senso de cidadania e pertencimento nos moradores locais. Transformação em área turística e aumento da vitalidade do comércio local
Fatores de Sucesso
Sociais
Ambientais
Econômicos
Fatores de Fracasso
Incertezas acerca da permanência das intervenções, já que o governo cogita abrir a carros e ônibus, embora o Ministerio de Transportes y Telecomunicaciones tenha optado, em agosto de 2018, por sua permanência
Fatores de Risco
Embora não esteja tão submetido ao tempo político como projetos estruturais que levam mais tempo para ser concluídos, o risco se refere a descontinuidade em função de mudanças de governo ou até mesmo da descontinuidade no apoio da iniciativa privada
Lições aprendidas
Essa tática urbana permite que espaços desabitados - geralmente no meio da cidade - sejam recondicionados como praças com móveis, cafés, áreas verdes e espaços de descanso. O que pode resultar na adesão por parte do comércio local. É possível viabilizar a parceria efetiva entre sociedade civil, poder público e iniciativa privada em prol de projetos urbanos inovadores. Através de projetos urbanos com forte apelo artístico e estético, é possível romper com o paradigma da mobilidade motorizada, limitando a circulação de carros e eliminando espaços para estacionamento
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