Artigo Estudos de Caso

Persianas inteligentes da SolarGaps

Metodologia

Energia

Persianas Inteligentes

Estados Unidos

California()

Metodologia

O sistema SGV1 da Solar Gaps é uma combinação de persianas externas de alumínio com painéis solares. As persianas são instaladas do lado de fora de residências e escritórios, e proporcionam sombreamento e proteção do prédio contra influências externas. A energia gerada a partir do SolarGaps pode ser enviada para a rede ou para o ESS (sistema de armazenamento de energia). O sistema pode ser controlado através de smartphone iOS / Android. Os dispositivos da Apple devem ser o iOS 11 ou mais recente. Os dispositivos Android devem ser da versão 4.4 KitKat API level 19 ou mais recente. Além disso, é requerido sinal Wi-Fi de alta qualidade para o correto controle das persianas. A velocidade não deve ser menor que 1Mbit/s, e o RSSI deve estar em um intervalo de 0-74 dBm. A instalação de persianas requer conhecimento especializado, portanto, deve ser instalada por instaladores autorizados. Seguem abaixo algumas especificações técnicas do produto: 1. Transmissão de energia solar total: 0,11 (11% da radiação solar / passagem de calor através das persianas).. 2. Temperatura do trabalho: 2.1 De -20°C a 60°C (20% de umidade) 2.2 De -10°C até 40°C (80% de umidade) 3. Motor de corrente alternada para ajuste de altura e ângulo. 3.1 Tensão 230V ~ / 50Hz ou 110V ~ / 60Hz. 4. Células Solares: são usadas células monocristalinas laminadas em base de fibra de vidro. Os painéis solares têm cobertura ETFE (forma de grade retangular, preto fosco). 4.1 Dimensões: 125mm x 125mm (nominal); 4.2 Espessura: 165μm ± 40μm; 4.3 Diâmetro: 160mm (nominal). - Inversor: É uma unidade compacta que converte diretamente a corrente contínua em corrente alternada para alimentar eletrodomésticos e/ou equipamentos de escritório e conectar-se à rede elétrica. A saída CA do Smart Inverter é sincronizada e em fase com a rede elétrica. Smart Inverter especialmente otimizado para trabalhar com modularização de fontes de alimentação DC, que inclui os módulos solares convencionais. O inversor tem um seno puro e se conecta à grade. 5. Conexão: Tipos de conexão à rede doméstica: 5.1 Direto para a rede. Conexão feita através de plug-in padrão para a rede doméstica. Primeiro será usada a energia gerada pelas persianas. 5.2 Conexão da bateria através de um plug-in padrão para a rede doméstica. Nesta opção é possível escolher qual fonte de energia usar, bateria ou rede por interruptor na bateria ou contador especial.

Implementação

Atores

SolarGaps

Institucional/Privada

Governança

Este projeto é desenvolvido pela startup ucraniana SolarGaps.

Público-alvo

Podemos considerar como beneficiários diretos os consumidores das persianas. No entanto, toda a sociedade é beneficiada pelo aumento da eficiência energética e geração de energia limpa e renovável.

Elementos de Replicabilidade

O incentivo à energia solar no Brasil é justificado pelo potencial do país, que possui grandes áreas com radiação solar incidente e está próximo à linha do Equador. O que faz do Brasil um ótimo lugar para implementar este tipo de medida.