Artigo Estudos de Caso

Plano de Mobilidade Sustentável Corporativa - Torre Santander - São Paulo - Brasil

Metodologia

Mobilidade

Mobilidade Sustentável Corporativa

Brasil

São Paulo(SP)

Resultados e Impactos

Redução de mais de 2.000 veículos do trânsito da região diariamente, além de diluir o horário de entrada e de saída de outros mais de 1.500 veículos, de forma que não transitassem todos no horário de pico. Redução em 20% da emissões de CO2 até 2015 a partir das iniciativas implementadas.

Fatores de Sucesso

Sociais

Ambientais

Econômicos

Fatores de Fracasso

Não há fatores de fracasso a mencionar.

Fatores de Risco

Os fatores de risco se relacionam ao próprio posicionamento da empresa em manter a política vigente, buscando sempre atualizar seus procedimentos de forma participativa e colaborativa. Caso contrário, os incentivos podem deixar de ser atrativos e influenciar mudanças comportamentais desfavoráveis ao objetivo do plano.

Lições aprendidas

O sucesso do plano dependeu fundamentalmente da conscientização de todos os usuários da importância de trabalharem visando a redução da quantidade de veículos da rua, mas também entendendo a importância do papel das corporações em tratar o tema da mobilidade. Percebeu-se que a participação dos colaboradores foi fundamental no sentido de buscar melhorar o processo de mudança de padrões de deslocamento. Um exemplo encontrado nas fontes bibliográficas sobre este estudo de caso foi a provisão de Bicicletário. A empresa compreendeu que não adianta apenas disponibilizar um espaço para estacionar a bicicleta. Ouvindo os usuários, eles colaboraram a manter uma infraestrutura que fosse usada realmente, requerendo ampliação ao longo do tempo. Também contribuíram a criar as regras e políticas de utilização do espaço.