Artigo Estudos de Caso

Plano de mobilidade urbana sustentável de Madri

Metodologia

Mobilidade

Plano de Mobilidade Urbana Sustentável

Espanha

Madri()

Trata-se de um plano de mobilidade urbana sustentável (PMUS) visando a diminuição do trânsito de veículos nas ruas de Madri. Para atingir esse objetivo, a cidade traçou um PMUS pautado nas seguintes diretrizes: aumentar em 25% a circulação de pedestres com a construção de mais calçadas; ampliar a estrutura para o transporte público; dar preferência aos ônibus nos cruzamentos; reduzir o tempo de estacionamento dos veículos no centro da cidade; construir 15 mil estacionamentos nos acessos da cidade; aumentar a quantidade de bicicletas elétricas para aluguel de 1.580 para 3.300 e ampliar a rede de ciclovias e da Zona 30 (Gaete, 2014). O plano contém diretrizes, ações e indicadores capazes de avaliar se o mesmo está sendo implementando. Desta forma, pretende ser uma ferramenta de gestão pública em prol da mobilidade urbana sustentável.

Custo para Implementação

Informação não disponível

Não há divulgação sobre os investimentos de forma clara uma vez que os mesmos são contínuos e aconteceram ao longo de diversos anos.

Desafios

  • Os planos de mobilidade urbana visam preservar a qualidade do transporte e o direito de ir e vir do cidadão.

  • Os planos de mobilidade urbana sustentáveis têm focado no desenvolvimento de meios de transporte alternativos e no uso de motores elétricos, com menor impacto e menores emissões de GEE.

  • Com olhar sistêmico, os planos de mobilidade urbana visam criar condições favoráveis para a integração dos diversos modais, promovendo a intermobilidade.

Motivação

Foi criado para determinar objetivos e diretrizes que orientem a gestão da mobilidade urbana sustentável. O objetivo é melhorar a qualidade ambiental, a competitividade, a segurança e a universalidade do modelo da cidade ao endereçar as diretrizes do Plano de Qualidade do Ar (Plan A de Calidad del Aire y Cambio Climático).

Contexto

Madri é a capital da Espanha, localizada na região central do país, possui 6,6 milhões de habitantes (Iné, 2019) e é um dos principais centros comerciais e reconhecido centro cultural e de turismo na Europa. A realização do PMUS foi concebida com base em um diagnóstico da mobilidade de Madri que apontou que um dos principais movimentos diários estão no trânsito casa – trabalho – casa e que, em grande parte, estão relacionados à região metropolitana de Madri, compreendendo um entorno de duas horas. Na região central, a oferta de transporte público é considerada muito boa e há ainda os anéis viários que distribuem o tráfego em uma estrutura radial. Segundo o diagnóstico, 2.5 milhões de deslocamentos de carro são realizados em dias úteis nos três mil quilômetros de vias da cidade e, nestas viagens, em geral há 1,1 pessoa por automóvel. 42% do transporte é feito por carros seguido de 29% por meio de transporte coletivo e 29% a pé ou bicicleta, este último um fator positivo (Gaete, 2014).