Soluções
Solução aplicável em:
Cidades de pequeno porte
Cidades de médio porte
Cidades de grande porte
Solução aplicável nas regiões:
Nível de maturidade da solução
Ideação e pesquisa
Aplicada em escala piloto
Disponível comercialmente e aplicada
Amplamente disseminada
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Tipo de Investimento
Informação indisponível
Emissão de GEE (Gases de Efeito Estufa)
Esta solução contribui para a redução da emissão de GEE (Gases de Efeito Estufa)
Justificativa
Os planos de mobilidade urbana sustentável têm, entre suas principais vertentes, minimizar o índice de emissão de gases de efeito estufa por meio de uma série de medidas que visam conter ou reduzir o uso de veículos a combustão nos meios urbanos.
Esta solução aborda os Planos de Mobilidade Urbana Sustentável (PMUS) que são desenhados para atender às necessidades de mobilidade de pessoas e empresas nas cidades e seus arredores para uma melhor qualidade de vida. É construído com base nas práticas de planejamento existentes e leva a devida consideração por princípios de integração, participação e avaliação. Os PMUS têm como objetivo a acessibilidade, qualidade de vida, sustentabilidade, viabilidade econômica, equidade social e qualidade ambiental. De uma forma geral apresentam um conjunto integrado de soluções que colocam as pessoas em primeiro lugar e são construídos e elaborados por meio de uma abordagem participativa, com o envolvimento da população. Contam com a participação de equipes interdisciplinares proporcionando um olhar mais humano à proposta. São estruturados a partir de diagnósticos mais abrangentes que levam em consideração as necessidades de mobilidade das pessoas e devem apresentar estruturas de metas, acompanhamento e avaliações constantes, pois são uma ferramenta de gestão do poder público. Três aspectos devem ser considerados: incentivos econômicos, medidas regulatórias e de planejamento e medidas infraestruturais. No Brasil devem seguir as diretrizes da Política Nacional de Mobilidade Urbana e considerar: (i) meios de reduzir os números de viagens de carro particular e aumentar o uso de bicicleta e de viagens a pé, priorizando o transporte não motorizado; (ii) reduzir o consumo de energia e emissões de gases de efeito estufa (GEE); e (iii) melhorar a segurança, especialmente de ciclistas, pedestres, idosos e crianças (PNMU, 2012).
O Problema
A mobilidade urbana sustentável é hoje um dos principais desafios das grandes capitais mundiais, especialmente pelo crescimento descontrolado do volume de carros transitando diariamente. O planejamento urbano, pautado em infraestrutura de cidades com grandes vias, pontes, acessos, viadutos, entre outros, não atende mais às necessidades de visão de futuro no que tange o planejamento urbano sustentável, que coloca as pessoas em primeiro lugar priorizando pedestres em detrimento dos carros. Em países como Brasil, França e Índia os Planos de Mobilidade Urbana (PMU) já são obrigatórios. No Brasil, desde 2012, todos os municípios com mais de 20.000 habitantes precisam apresentar PMU’s alinhados a planos diretores de desenvolvimento urbano para poder acessar recursos federais. Ainda assim, nem todos os PMU são focados em sustentabilidade. Assim, deve-se avançar no sentido de adotar Planos de Mobilidade Urbana Sustentável (PMUS) com vistas garantir o correto uso do solo e estruturar, de forma adequada, as demandas por mobilidade dentro das cidades, com menor impacto ao meio ambiente.
Compartilhe: