Artigo Estudos de Caso

Plano de mobilidade urbana sustentável de Madri

Metodologia

Mobilidade

Plano de Mobilidade Urbana Sustentável

Espanha

Madri()

Fatores de Sucesso

Sociais

Podemos destacar como fatores sociais uma maior humanização da cidade com a adoção de priorização do pedestre, especialmente nas regiões centrais de Madri. São esperados impactos na qualidade de vida, saúde e bem-estar dos moradores e turistas de Madri.

Ambientais

A iniciativa possibilitou a diminuição da poluição no centro da cidade com menor circulação de carros e maiores alternativas de diferentes modais privilegiando a qualidade de vida. Em 2018, Madri restringiu o acesso de carros na área central. Apenas moradores registrados na prefeitura e pessoas com mobilidade reduzida podem acessar o centro, assim como serviços de emergência e policiamento. Para as demais pessoas o acesso depende da categoria do veículo, com acesso liberado para veículos elétricos. Automóveis híbridos ou a gás podem acessar e permanecer no local por até duas horas (Neves, 2018).

Econômicos

Os planos de mobilidade são restritivos e muitas vezes podem acarretar em multas para aqueles que não agem de acordo com as regulamentações, especialmente em relação ao uso de veículos a combustão. O mesmo vale para a regulamentação dos estacionamentos. Por outro lado, estas ações visam fomentar a micromobilidade e o uso do transporte público, dois meios de transporte mais econômicos para os usuários.

Fatores de Fracasso

Podemos citar possíveis fatores de fracasso uma eventual falta de adesão dos comerciários, que preferem o trânsito de carros na região central e o fato de que o plano vem sendo questionado, especialmente àqueles que desejam acessar a área central com carros movidos a combustão. Isto tem feito com que algumas medidas tenham que ser revistas. Para o sucesso das medidas, é fundamental revisar o Serviço de Estacionamento Regulado (SER) na região central. O SER permite que veículos estacionem de forma rotativa, controlada, paga e por tempo determinado, nas vias públicas. O serviço estimula o acesso dos carros na região central, uma vez que oportuniza espaço para o estacionamento de veículos.

Fatores de Risco

Mudanças políticas e diferentes interesses têm criado ruídos nas decisões mais radicais como, por exemplo, banir o uso de veículos a combustão da região central.