Artigo Estudos de Caso

Política de zona livre de carros de Groningen - Holanda

Metodologia

Mobilidade

Zona livre de carros

Holanda

Groningen()

Resultados e Impactos

- redução drástica do número de carros no centro da cidade, melhorando o ambiente e contribuindo substancialmente para o aumento das possibilidades de encontro entre os cidadãos; - o efeito econômico não foi negativo, como insistiam os lojistas contrários às intervenções; - encorajamento e potencialização da cultura de ciclismo na cidade; - promove um ambiente mais saudável, livre de ruídos e poluição do ar; - impacto na equidade de transporte da população da área, o que levou a um melhor acesso multimodal, estilos de vida mais saudáveis e um modo de vida mais sustentável.

Fatores de Sucesso

Sociais

Ambientais

Econômicos

Fatores de Fracasso

- descontinuidade da implementação do plano de trânsito em função de mudanças políticas no governo municipal

Fatores de Risco

- oposição de comerciantes à eliminação de vagas de estacionamento; - crescimento da população, causando efeitos sobre o uso do solo e intensificação do uso do espaços público.

Lições aprendidas

- a partir de planos de disciplina no trânsito de veículos motorizados é possível impulsionar o uso de meios sustentáveis, como a caminhada e a bicicleta; - em vez de destruir bairros antigos em áreas centrais, é possível restaurá-los, convertendo-os em áreas agradáveis para as pessoas morarem; - contrariando o senso comum, esse tipo de solução - que retira os carros da rua - cria um ambiente urbano agradável, atraindo mais pessoas para o centro e para suas lojas; - uma praça central - que durante anos era um enorme estacionamento - recuperou sua função histórica como mercado após a implementação do plano de tráfego; - Groningen ostenta o ar mais limpo de todas as grandes cidades holandesas e muitas ruas no centro são surpreendentemente tranquilas.