Artigo Estudos de Caso

Pontos de Entrega Voluntária - TriCiclos

Metodologia

Saneamento Ambiental - RESÍDUOS SÓLIDOS

Pontos de Entrega Voluntária (PEV) de resíduos

Chile

Santiago()

A TriCiclos desenvolveu uma estação de reciclagem, chamada de Ponto Limpo, com capacidade de acondicionar e separar em até 15 categorias diferentes os resíduos. O Ponto Limpo funciona como uma mini central de triagem e possui infraestrutura interna com uma prensa enfardadeira, maquinário que compacta os materiais recicláveis em fardos, que é o padrão exigido pela indústria recicladora, e balança de pesagem. Desta maneira, os resíduos já saem prontos para serem comercializados diretamente com a indústria recicladora, otimizando logística e tendo ganho econômico. Um dos diferenciais desta solução é ter em sua infraestrutura um número alto de bocas separadoras para, de forma convidativa, incentivar com que os usuários façam eles mesmos o descarte correto. A estratégia está ligada ao conceito da sacola preta, em que o cidadão consome e atira o seu resíduo em uma sacola que simplesmente desaparece ao deixar na rua. A provocação está no fato do usuário abrir sua sacola “preta” no Ponto Limpo e separar seus resíduos nas 15 categorias. O benefício desta solução também está em garantir ao cidadão a ampliação de conhecimento em relação aos seus resíduos, tornando-o um consumidor mais consciente. A empresa TriCiclos foi a primeira organização a receber a certificação B na América Latina, certificado que identifica organizações que possuem um novo tipo de modelo de negócio orientado pelos pilares de impacto ambiental, social e econômico. Antes de ganhar este título, a empresa já atuava no mercado chileno. A sua história começa com uma prestação de serviços a Sodimac, varejo que comercializa materiais de construção e faz parte do grupo Cencosud. O desafio do grupo era implementar um modelo que garantisse o tratamento adequado dos resíduos gerados pela lojas e ainda poder oferecer aos seus consumidores uma possibilidade de descarte.

Custo para Implementação

Informação não disponível

Desafios

  • Aumento da quantidade de resíduo reciclável que é destinada corretamente com um apelo educativo ao consumidor.

Motivação

A motivação da Sodimac foi se posicionar de maneira diferenciada no mercado, sendo uma liderança em seu setor em relação ao tema da responsabilidade ambiental. Na época, ainda não havia coleta seletiva implementada no Chile, então, o cidadão não possuía alternativas para descartar os seus resíduos. Além disto, através da solução TriCiclos, a empresa passou a conhecer os resíduos gerados internamente, podendo beneficiá-los no Ponto Limpo e rentabilizar a sua própria operação. Outro ponto interessante é que o próprio Ponto Limpo se transformou em uma plataforma de educação ambiental. Quando o cidadão entende que há uma variedade de materiais plásticos, como PET, PEAD, PEBD, Isopor, PP etc., passa a reconhecer que para parte deles não há reciclagem. Desta maneira, descobre que possui um voto na mão e, ao realizar as suas compras para além do preço, qualidade e origem do produto, passa a analisar a embalagem e se ela tem ou não reciclabilidade e isto torna-se uma premissa na hora do consumo.

Contexto

A solução foi implementada em Santiago, maior cidade e capital do Chile. Com uma população estimada em aproximadamente 6 milhões de habitantes, a cidade tem uma economia mista e concentra cerca de 48% do PIB nacional, nos últimos anos as taxas de desemprego e pobreza tem diminuído. Apesar disto, é uma cidade que apresenta complexidades e alta segregação social e econômica. É dividida em 34 bairros, e a população mais rica se concentra em 6 destes bairros. O Ponto Limpo foi instalado em dos principais Homecenter da Sodimac em Santiago em um bairro diversificado em Peñalolén.