Artigo Estudos de Caso

Pontos de Entrega Voluntária - TriCiclos

Metodologia

Saneamento Ambiental - RESÍDUOS SÓLIDOS

Pontos de Entrega Voluntária (PEV) de resíduos

Chile

Santiago()

Fatores de Sucesso

Sociais

A empresa Sodimac tem a possibilidade de, através dessa solução, fazer a gestão adequada de seus resíduos sólidos, além de ter implementado uma nova política ambiental interna para a empresa como um todo e se posicionar perante seus clientes e concorrentes. A TriCiclos, tendo desenvolvido e testado a solução inovadora no mercado que teve alta aceitação pela sociedade, passou a ser a única empresa reconhecida pelo governo federal para prestar serviços de coleta seletiva (Lei REP de fomento à reciclagem). Como resultado dessa solução, hoje os cidadãos de Santiago podem exercer seu direito e responsabilidade de encaminhar adequadamente os resíduos que produzem, promovendo uma mudança de hábito na sociedade e gerando um novo comportamento cultural de consumo e descarte no Chile.

Ambientais

A responsabilidade individual de descartar corretamente os resíduos recicláveis foi proporcionada pela solução, além de concretizar o papel das empresas em liderar e propor soluções ambientais à sociedade. Com os pontos limpos espalhados pelo território Chileno, embalagens que anteriormente seriam descartadas sem uma destinação correta, são destinadas para o mercado reciclador, que possuí mais acesso aos materiais gerados pelos cidadãos e que passou a absorver os resíduos recuperados no Ponto Limpo que tinham o diferencial de qualidade, por estarem limpos, separados e enfardados, possibilitando uma reciclagem mais efetiva e de qualidade.

Econômicos

A operação da TriCiclos pode ser paga parcialmente com a receita obtida pela venda dos materiais recicláveis depositados nos Pontos Limpos, que estão presentes em todas as lojas da Sodimac. Os materiais recicláveis, quando separados na sua fonte de geração e limpos, apresentam um maior valor de venda ao mercado reciclador, agregando valor a esses resíduos. Beneficiar os materiais recicláveis (separar por tipo e fazer fardos) e comercializar em alto volume para diferentes mercados possibilita atingir um valor de venda mais alto.

Fatores de Fracasso

Não foram encontrados fatores de fracasso para esse estudo de caso.

Fatores de Risco

É preciso de um tempo depois de implantada a solução até que ela tenha demanda com alta participação da população. Ademais, há dependência de parceria com o setor privado para custear a manutenção do Ponto Limpo (gastos com os operadores da estação, troca de óleo da prensa, entre outros). O sucesso do Ponto Limpo está em recuperar o maior volume possível de materiais recicláveis das lojas, mas também de geradores externos.