Artigo Estudos de Caso

Produtos de limpeza ultraconcentrados em cápsulas recicláveis

Metodologia

Saneamento Ambiental - RESÍDUOS SÓLIDOS

Ações pelo lado da demanda para redução na geração de resíduos

Brasil

São Paulo(SP)

Constatando a pouca oferta por produtos de limpeza a partir de insumos naturais, empresários que já possuíam experiência em ativos naturais desenvolveram produtos de limpeza de alta qualidade técnica, preocupação com o tratamento adequado de esgoto e componentes biodegradáveis. Foram desenvolvidos quatro produtos: um limpador multiuso, um bactericida, um lava roupa e um desengordurante. Comercialmente, houve inovação no sistema de vendas onde as cápsulas são vendidas online e por meio de assinaturas. Com mensalidades entre R$ 119,00 e R$ 189,00, os clientes recebem kits, conforme número de pessoas da família e necessidades. Estes produtos são desenvolvidos de forma ultraconcentrada para otimizar sua logística e reduzir a volumetria no transporte. A opção da colocação dos insumos em cápsulas recicláveis permite que haja economia no transporte, uma vez que o consumidor é quem faz a diluição em sua casa, com o uso da embalagem e água.

Custo para Implementação

Até cinco mil reais

Mensalidades entre R$ 119,00 e R$ 189,00.

Desafios

  • Cápsulas recicláveis e retornáveis auxiliam na redução e geração dos resíduos.

  • O sistema de borrifador reutilizável de longa duração contribui para que não sejam utilizadas novas embalagens.

Motivação

Estudos relatam que os produtos de limpeza contêm componentes tóxicos que invariavelmente contaminam o solo, o ar e as águas. Em rios, mares e lagos, esta contaminação é uma grande ameaça devido aos grandes volumes gerados nos centros urbanos. A escalabilidade de agressão ao meio ambiente pelo uso de produtos de limpeza sem insumos biodegradáveis ganha proporções gigantescas, daí a necessidade de ações para redução da geração de resíduos domésticos, tanto pelo viés dos líquidos quanto das embalagens. Oportunizar uma solução de produto em cápsulas concentradas exigiu o envolvimento de fornecedores de design, embalagem e matérias-primas para um trabalho em sinergia que não havia sido feito antes no Brasil, onde o grande motivador, além do ineditismo, era o desenvolvimento de uma linha de produtos de limpeza baseados no respeito ao meio ambiente, sem componentes petroquímicos, embora competitivos mercadologicamente.

Contexto

Num cenário onde os atributos sustentáveis ganham cada vez mais espaço e a demanda por produtos ecologicamente corretos aumenta, a empresa percebeu uma oportunidade de se posicionar com um produto de qualidade, uma forma inovadora de ser utilizado e ainda oferecer uma experiência diferente de abordagem comercial por vendas online e por assinatura. O consumidor sempre foi um ator importante na conservação do meio ambiente, mas, atualmente, com mais acesso às informações, estes consumidores tornam-se protagonistas do processo de cuidado do planeta e precisam de oferta de produtos que o ajudem neste papel. O objetivo da empresa ao desenvolver um produto em cápsulas foi o de contribuir para a preservação do meio ambiente; para tanto, buscou características inovadoras nas vendas e no design agressivo das embalagens para convencer de que as boas práticas podem começar dentro de casa, com economia de 60% de plástico e redução de 10% do volume a ser transportado, segundo informa Marcelo Ebert, CEO da empresa.