Artigo Estudos de Caso

Produtos de limpeza ultraconcentrados em cápsulas recicláveis

Metodologia

Saneamento Ambiental - RESÍDUOS SÓLIDOS

Ações pelo lado da demanda para redução na geração de resíduos

Brasil

São Paulo(SP)

Fatores de Sucesso

Sociais

O engajamento dos consumidores mais conscientes que podem usfruir um produto de qualidade e que contribui com a preservação ambiental através dos seus componentes, embalagens e serviços.

Ambientais

Podemos destacar os seguintes fatores ambientais de sucesso: redução da geração de resíduos sólidos domésticos vindo de embalagens de produtos de limpeza tradicionais e redução do lançamento de produtos químicos no solo, ar e água pela utilização de componentes naturais.

Econômicos

O processo, os produtos e as embalagens receberam vários prêmios nacionais e internacionais como: o Top Innovation Award (TIA), durante a 2ª Conferência Mundial de Design Industrial, na China; o troféu ouro no Prêmio ABRE da Embalagem Brasileira em 2018, umas das premiações mais importantes no cenário nacional na categoria embalagem; o Prêmio Grandes Cases de Embalagem, conhecido por incentivar e valorizar a busca da excelência nas embalagens brasileiras; o GrandPrix no Brasil Design Award (BDA) e o troféu ouro na categoria Design de Embalagem – Cosméticos, Higiene Pessoal e Limpeza do BDA.

Fatores de Fracasso

A busca por fornecedores nacionais de embalagem fez com que o processo fosse atrasado e a alteração por fornecedor estrangeiro não era o ideal para a empresa.

Fatores de Risco

O custo final do produto comparado a um semelhante é maior. Por exemplo, uma cápsula de limpador para banheiros custa em torno de R$ 12,00 mais R$ 19,90 do custo do borrifador que é reutilizável, enquanto uma embalagem descartável em spray do concorrente custa em torno de R$ 9,00.