Artigo Estudos de Caso

Programa Pró Agua

Metodologia

Soluções Baseadas na Natureza (NBS)

Restauração e proteção de nascentes em áreas urbanas e periurbanas

Brasil

Goiás(GO)

Metodologia

O Programa foi resultado da articulação da Secretaria de Meio Ambiente com diversos stakeholders de Anápolis. A prefeitura e os proprietários rurais trabalharam em conjunto para recuperar nascentes e APPs, isto é, áreas de mata ciliar e de galeria, a fim de reduzir os danos e impactos das erosões e assoreamento sobre os córregos e riachos que compõem a Bacia Hidrográfica do Ribeirão Piancó. Dentre as iniciativas, podemos destacar o plantio de mudas para reflorestamento das áreas prioritárias; criação da Área de Proteção Ambiental (APA) do Ribeirão Piancó, em 2019, cujo Plano de Manejo está sendo elaborado; aquisição de três estações telemétricas; audiências públicas; e ações educacionais por meio de workshops. Após alcançar êxito em suas ações, o Programa obteve força de lei (Lei Municipal Nº 4.108 de 08 de fevereiro de 2021).

Implementação

Atores

Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Habitação e Planejamento Urbano

Governamental (de cima para baixo)

Ministério Público de Goiás

Governamental (de cima para baixo)

Geolab

Institucional/Privada

Brainfarma

Institucional/Privada

Ambev

Institucional/Privada

Governança

A iniciativa é de responsabilidade da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Habitação e Planejamento Urbano, que obteve apoio de outras instituições. Entre elas, são considerados parceiros estratégicos, por exemplo, o Ministério Público de Goiás (MP-GO), que exerceu papel fundamental ao fornecer recursos financeiros oriundos da arrecadação com compensações ambientais; e companhias do setor privado, que contribuiram sobretudo com doação de mudas. Aqui podemos citar as empresas Geolab, Brainfarma e Ambev.

Público-alvo

A população anapolina como um todo é beneficiada com o projeto, uma vez que este auxilia na garantia do abastecimento da cidade.