Estudos
Programa Volte Sempre da Heineken
Saneamento Ambiental - RESÍDUOS SÓLIDOS
Logística reversa de embalagens pós-consumo
Brasil
São Paulo(SP)
A criação de uma campanha de sensibilização e de conscientização sobre reciclagem de garrafas de vidro, liderada pela empresa Heineken de bebidas. O programa Volte Sempre instalou 9 máquinas em alguns supermercados em São Paulo e arrecadou mais de 8 toneladas de vidro, segundo dados de janeiro de 2020 (Programa Volte Sempre, 2020). As máquinas arrecadam e trituram as garrafas que os consumidores de cerveja levam às máquinas para dar a destinação correta do vidro e ainda recebem um valor (cash back) pelo material depositado e descartado.
Custo para Implementação
Informação não disponível
O consumidor recebe um valor médio de R$ 0,10 por garrafa.
Desafios
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Incentivo ao descarte correto de resíduos, projeto oferece cashback para quem devolver garrafas de vidro vazias
Motivação
A empresa Heineken, como outras empresas está muito preocupada com o descarte e destinação correta de seus resíduos e também está se posicionando de acordo com a Política Nacional de Resíduos Sólidos (Lei 12305/10) que ressalta que a responsabilidade das práticas de logística reversa é de todos os envolvidos na cadeia, como fabricantes, importadores, distribuidores, comerciantes, cidadãos e todos os envolvidos nos serviços de manejo dos resíduos sólidos urbanos na logística reversa dos resíduos e embalagens pós-consumo. O Programa Volte Sempre integra o Movimento Mais com Menos desenvolvido na empresa Heineken, valorizando todo o ciclo e reciclagem do vidro.
Contexto
Neste contexto econômico e social de adequação à Política Nacional de Resíduos Sólidos, é preponderante que a Heineken e outras empresas identifiquem oportunidades de fazer e incentivar a reciclagem neste caso do vidro, das embalagens pós-uso do produto. Além disso, 95% das pessoas tem a percepção que a coleta seletiva é um serviço primordial, 79% afirmam conhecer um pouco sobre reciclagem, no entanto 47% alegam falta de tempo para praticá-la e ainda 33%, infelizmente, relatam a dificuldade de encontrar o serviço de coleta no bairro que ajudaria muito no dia-a-dia. (CEMPRE, 2019) A ação foi desenvolvida para durar apenas alguns meses, mas devido à grande receptividade dos consumidores, a iniciativa foi prorrogada por mais 3 meses.
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