Estudos
Programa Volte Sempre da Heineken
Saneamento Ambiental - RESÍDUOS SÓLIDOS
Logística reversa de embalagens pós-consumo
Brasil
São Paulo(SP)
Metodologia
A metodologia do Programa Volte Sempre, idealizado pela empresa Heineken leva em consideração os conceitos de Economia Circular e de Logística Reversa, onde o vidro de suas garrafas é o protagonista. As garrafas são descartadas pelos consumidores em pontos de coleta na capital paulista e como incentivo ao descarte correto, o Programa oferece cashback, a recompensa em dinheiro que pode ser resgatado diretamente para a conta corrente ou poupança sem nenhum custo ao consumidor. Esta operação é simples; o consumidor insere seu número de celular, baixa o aplicativo e faz o cadastro. Por meio de um QRcode consegue ativar sua conta e tirar um extrato, acumulando R$ 20,00 em sua conta já pode fazer a transferência. A empresa parceira nesta questão é a Méliuz, líder neste segmento no Brasil. Segundo a pesquisa Nielsen (2016), a recompensa em cashback é a opção mais valorizada por 45% dos brasileiros. Além de retorno financeiro, acredita-se que as marcas utilizam deste benefício para ter mais engajamento dos consumidores. Após coletadas e devidamente remuneradas, as máquinas do Grupo Seiva trituram o vidro que é encaminhado às cooperativas parceiras do Programa, entre elas: Granja Julieta, Coopercaps, Cooperglicerio e Cooppamare. Outra parceira a empresa de gestão de resíduos de vidro, MassFix acompanha todo o processo que é finalizado quando o resíduo é revendido para fabricantes de garrafas, completando o ciclo. Como o vidro é 100% reciclável, a quantidade coletada é a mesma reciclada e até o momento, foram recicladas mais de 21 mil garrafas.
Implementação
Atores
Consumidores finais que fazem o descarte em troca de cashback.
Comunitária/Grassroots (de baixo para cima)
Cooperativas de reciclagem: Granja Julieta, Coopercaps, Cooperglicerio e Cooppamare
Multi-Stakeholders
Empresa de gestão de resíduos: MassFix
Institucional/Privada
Empresa que fabrica as máquinas: Grupo Seiva
Institucional/Privada
Empresa parceira na gestão do cashback: Méliuz
Institucional/Privada
Empresas fabricantes de vidro.
Institucional/Privada
Supermercados
Institucional/Privada
Empresa idealizadora: Heineken
Institucional/Privada
Governança
Para viabilização da solução, a governança estabelecida envolve atores de instituições privadas e parceiros.
Público-alvo
Sociedade civil e cooperativas.
Compartilhe: