Artigo Estudos de Caso

Programa Volte Sempre da Heineken

Metodologia

Saneamento Ambiental - RESÍDUOS SÓLIDOS

Logística reversa de embalagens pós-consumo

Brasil

São Paulo(SP)

Metodologia

A metodologia do Programa Volte Sempre, idealizado pela empresa Heineken leva em consideração os conceitos de Economia Circular e de Logística Reversa, onde o vidro de suas garrafas é o protagonista. As garrafas são descartadas pelos consumidores em pontos de coleta na capital paulista e como incentivo ao descarte correto, o Programa oferece cashback, a recompensa em dinheiro que pode ser resgatado diretamente para a conta corrente ou poupança sem nenhum custo ao consumidor. Esta operação é simples; o consumidor insere seu número de celular, baixa o aplicativo e faz o cadastro. Por meio de um QRcode consegue ativar sua conta e tirar um extrato, acumulando R$ 20,00 em sua conta já pode fazer a transferência. A empresa parceira nesta questão é a Méliuz, líder neste segmento no Brasil. Segundo a pesquisa Nielsen (2016), a recompensa em cashback é a opção mais valorizada por 45% dos brasileiros. Além de retorno financeiro, acredita-se que as marcas utilizam deste benefício para ter mais engajamento dos consumidores. Após coletadas e devidamente remuneradas, as máquinas do Grupo Seiva trituram o vidro que é encaminhado às cooperativas parceiras do Programa, entre elas: Granja Julieta, Coopercaps, Cooperglicerio e Cooppamare. Outra parceira a empresa de gestão de resíduos de vidro, MassFix acompanha todo o processo que é finalizado quando o resíduo é revendido para fabricantes de garrafas, completando o ciclo. Como o vidro é 100% reciclável, a quantidade coletada é a mesma reciclada e até o momento, foram recicladas mais de 21 mil garrafas.

Implementação

Atores

Consumidores finais que fazem o descarte em troca de cashback.

Comunitária/Grassroots (de baixo para cima)

Cooperativas de reciclagem: Granja Julieta, Coopercaps, Cooperglicerio e Cooppamare

Multi-Stakeholders

Empresa de gestão de resíduos: MassFix

Institucional/Privada

Empresa que fabrica as máquinas: Grupo Seiva

Institucional/Privada

Empresa parceira na gestão do cashback: Méliuz

Institucional/Privada

Empresas fabricantes de vidro.

Institucional/Privada

Supermercados

Institucional/Privada

Empresa idealizadora: Heineken

Institucional/Privada

Governança

Para viabilização da solução, a governança estabelecida envolve atores de instituições privadas e parceiros.

Público-alvo

Sociedade civil e cooperativas.