Artigo Estudos de Caso

Projeto FlexPower – Programa de Gerenciamento pelo lado da demanda na Dinamarca

Metodologia

Energia

Ferramenta de apoio ao gerenciamento energético

Dinamarca

Copenhagen()

O estudo de caso é baseado no projeto de GLD Indireto para regulação de potência. O objetivo do projeto é desenvolver e testar um mercado em tempo real para a regulação de potência, que poderá atrair grande quantidade de recursos de pequena escala (consumidores e geradores distribuídos). O projeto pode ser classificado como uma iniciativa de GLD (Gerenciamento pelo Lado da Demanda) porque contribui na otimização da curva de carga, visto que consumidores podem ser desligados para que o balanço entre demanda e oferta seja atingido. Porém, ao mesmo tempo, é um projeto que precifica serviços ancilares, especificamente de regulação de potência. A ideia central por trás do FlexPower é usar preços de eletricidade com periodicidade de cinco minutos para deslocar (otimizar) a curva de carga, de intervalos com preços elevados, para outros com preços mais baixos. O projeto aborda as seguintes questões: 1.Projeção de sinal de preço unidirecional; 2.Integração do mecanismo FlexPower ao atual mercado de eletricidade, incluindo o mercado de regulação de potência; 3.Previsão das condições à resposta agregada de muitas unidades; 4.Avaliação se o uso de preços locais de eletricidade é uma maneira eficiente de regular o fluxo de energia no sistema de distribuição de energia; 5.Quantificação da necessidade de regulação de potência ser fornecida pelos mecanismos FlexPower; 6.Controlabilidade das tecnologias individuais pelo FlexPower.

Custo para Implementação

Informação não disponível

Responsabilidade do Governo da Dinamarca.

Desafios

  • Os recursos de geração distribuídos para regulação fornecem maior robustez ao sistema.

  • A regulação de potência será realizada por pequenos geradores distribuídos, ou seja, há redução de perdas técnicas na distribuição e na transmissão do sistema.

Contexto

Dinamarca é um país nórdico da Europa setentrional. Possui área total de 43.094km², uma população de 5 580 516 habitantes e uma densidade demográfica de 129,16 hab./km² (2019). Seu IDH é de 0,929. Segundo dados de 2011, a Dinamarca figura como a 31ª maior economia do mundo se considerarmos seu Produto Interno Bruto (PIB) nominal (estimado nesse mesmo ano em US$349,1 bilhões/mil milhões), enquanto seu PIB medido de acordo com sua Paridade de Poder de Compra foi considerado o 52º maior do mundo em 2011 (calculado nesse período em US$208,8 bilhões/mil milhões).