Estudos
Projeto FlexPower – Programa de Gerenciamento pelo lado da demanda na Dinamarca
Energia
Ferramenta de apoio ao gerenciamento energético
Dinamarca
Copenhagen()
Metodologia
Este projeto visa implementar a solução a partir dos seguintes passos: • Inicialmente é realizada uma leitura dos dados de consumo dos usuários finais em um intervalo de cinco minutos. • A coleta dos dados é realizada uma vez ao dia e são enviados ao operador do sistema de distribuição (DSO), que os encaminha para o LBR (Load Balance Responsible). • O LBR (Load Balance Responsible) calcula a relação entre o sinal do preço e a resposta na demanda, baseado nos dados históricos de consumo. Cria 24 curvas após do ponto de estabilidade antes das 24 horas • O TSO (Operador do Sistema de Transmissão) revisa as curvas devido a ativação incluindo os lances e ofertas. • O LBR (Load Balance Responsible) usa a curva horária para decidir o sinal de preço e enviar pro usuário final. • Finalmente os equipamentos com estratégias de controle avançado dos usuários finais respondem ao sinal do preço (ligando/desligando) enviado pelo LBR.
Implementação
Atores
Ea Energy Analysis
Multi-Stakeholders
Technical University of Denmark (DTU)
Público-Privada
Enfor
Institucional/Privada
Actua
Institucional/Privada
Eurisco
Institucional/Privada
Governança
Para inserir a geração de energia distribuída (DERs) como o novo tipo de fonte de regulação, devem ser melhoradas as estruturas de mercado existentes, para adaptar-se ao novo ambiente da indústria de eletricidade e promover um sistema de energia mais eficaz e eficiente, como por exemplo, as regras de mercado que restringem a geração de energia em pequena escala para alimentar os mercados de eletricidade.Ou seja, atualmente na maioria dos mercados, a flexibilidade dos DERs não pode ser plena e efetivamente utilizada para beneficiar a operação de sistemas com alta penetração de recursos de energia renovável, devido à falta de incentivos aos DERS. Com a ajuda de tecnologia de informação avançada e sistemas de controle, é possível utilizar a flexibilidade dos DERs para fornecer regulação de potência no mercado através da reação de sinais de preços. Este conceito se concentra em um método de sinal de preço unidirecional, que é um complemento do atual mercado regulador de energia.Algumas alterações que facilitariam uma maior participação do lado da demanda no mercado regulador de energia são: • Reduzir o tamanho mínimo de lance. • Afrouxamento do requisito de medição em tempo real, permitindo a verificação ex post. • Implementação de lances automáticos. • Permitir que um proprietário de recurso altere o lance de consumo relevante para a próxima hora no caso de ativação. • Dar aos proprietários de recursos de consumo a possibilidade de atualizar os volumes de licitação antes da hora operacional. • Introdução de algum alívio dos requisitos de firmeza para unidades de consumo É desejável ter um mercado de energia livre mais abrangente que o atual mercado brasileiro. Um mercado em que as transações sejam feitas com maior frequência, por exemplo, horárias, cada 30m, ou mesmo cada 5m como proposto na Dinamarca, onde a geração distribuída possa participar desse mercado dinâmico, oferendo seus recursos e se beneficiando financeiramente com esta participação.Além disso, também é necessário sistemas de gestão e monitoramento que permitam inserir estes pequenos recursos, e que tenham capacidade de atuar remotamente na operação deles.
Público-alvo
Usuários do sistema elétrico dinamarquês.
Elementos de Replicabilidade
É improvável que a FlexPower seja financeiramente viável sob a atual estrutura tributária e tarifária brasileira, porém, com impostos e / ou tarifas dinâmicos, ela pode se mostrar muito mais interessante. Para os utilizadores finais de pequena escala na Dinamarca, o preço grossista da eletricidade (isto é, o preço à vista) representa apenas cerca de 20% do custo final da eletricidade. Os outros componentes são: - Transporte (cerca de 12%), que cobre os custos de transporte de eletricidade da unidade de produção para o usuário final, e inclui tarifas de rede para o TSO e o DSO. - Obrigações de serviço público (cerca de 8%) que são obrigações legais pagas por todos os consumidores por subsídios para energia eólica e CHP, e pesquisa e desenvolvimento. - Vários impostos (cerca de 40%) que cobrem os impostos sobre CO2, os impostos sobre eletricidade, os impostos sobre a distribuição e os impostos sobre aquecimento elétrico. - IVA (20%), que é um imposto de 25% pago sobre a conta de eletricidade total. O transporte, as obrigações de serviço público e os diversos impostos acima são todos fixados proporcionalmente à quantidade de kWh consumida pelo usuário final e, portanto, não são afetados por mudanças no preço da eletricidade no atacado. Como resultado, apenas 25% da conta de eletricidade de um usuário final dinamarquês está diretamente relacionada ao preço de atacado da eletricidade. Isso tem grandes implicações para a disposição do usuário final em participar de atividades de resposta à demanda. Se uma versão comercializada do FlexPower (ou um VPP) poderia, por exemplo, gerar economias de custo de eletricidade de 10%, a economia real de custos líquidos vista pelo usuário final sob a atual estrutura tributária e tarifária seria de apenas 2,5%.
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