Artigo Estudos de Caso

Projeto MeyGen

Metodologia

Energia

Geração com Energia das Marés

Grã-Bretanha (Reino Unido, UK)

Escócia(PR)

O Meygen é um considerado o maior projeto de produção de energia com corrente de maré e está localizado entre a costa norte da Escócia e a ilha de Stroma. Para este projeto, foram instaladas turbinas no fundo do mar, em profundidades entre 35m e 100m, a fim de gerar energia elétrica a partir de correntes de água com velocidade acima de um metro por segundo. O projeto foi desenvolvido pelo The Crown Britânico, empresa ligada à monarquia britânica, que, por sua vez, contratou a companhia Brinckerhoff para desenvolver ações capacitadoras com o objetivo de acelerar o desenvolvimento, construção e operação dos projetos no Estreito Pentland Firth e Orkney Waters (PFOW). Vale destacar que todos os dados e informações contidas neste estudo de caso foram retirados do site do projeto e foram traduzidos e adaptados para o modelo de coleta de informações do observatório. O empreendimento tem como intuito instalar no Estreito 269 turbinas com 15 metros de altura cada e 18 metros de diâmetro de rotor. Espera-se obter aproximadamente 400MW de capacidade, energia suficiente para 175.000 lares do Reino Unido.

Custo para Implementação

Informação não disponível

O financiamento se deu da seguinte forma: - Scottish Enterprise: Financiamento de £20.5 milhões, fornecidos como investimento de capital em dinheiro para a holding da MeyGen; - Departamento de Energia e Mudança Climática do Reino Unido (DECC): Financiamento de £10 milhões sob a forma de subvenções diretas à MeyGen. - The Crown Estate: Financiamento de £10m; - Highlands and Islands Enterprise (HIE): Financiamento de £3,3 milhões sob a forma de subvenções diretas à MeyGen; - Fundo de Investimento em Energia Renovável da Escócia (REIF): Financiamento de £7.5 milhões administrado pelo Banco de Investimentos da Escócia.

Desafios

  • A energia das marés é considerada uma energia limpa e renovável.

  • Este tipo de empreendimento reduz a dependência de importações de energia, aumentando a robustez do sistema elétrico local.

Contexto

O objetivo da iniciativa é reduzir a dependência de combustíveis fósseis. Segundo o governo britânico, a energia das ondas e das correntes de maré tem o potencial para atender até 20% da demanda atual de eletricidade do Reino Unido. As águas escocesas têm um papel especial na oferta de energia, devido a uma abundância particular de recursos energéticos a partir de ondas e marés e são atualmente a principal localidade deste tipo de projeto no Reino Unido. O local de instalação da usina abrange algumas das águas que fluem mais rapidamente no Reino Unido, a apenas 2 km da ponta nordeste da Escócia. Ao norte do local está a ilha desabitada de Stroma, que cria um canal natural com o continente de forma a acelerar as milhões de toneladas de água que fluem entre o Mar do Norte e o Oceano Atlântico todos os dias. Este local foi originalmente identificado pela Atlantis em 2007, após uma revisão global do recurso das marés, que concluiu que os altos fluxos, profundidades de água médias e proximidade com o continente tornaram o local privilegiado para o desenvolvimento deste tipo de iniciativa (Robinson e Lepper, 2013).