Artigo Estudos de Caso

Quatro estratégias de travessias seguras para pedestres e ciclistas

Metodologia

Mobilidade

Cruzamentos favoráveis a pedestres e ciclistas

()

Resultados e Impactos

Estudos sobre acessibilidade a nível de bairro mostram que os benefícios obtidos por meio da implantação das estratégias de travessias seguras são reconhecidos ao redor do mundo todo. As soluções são consolidadas e seus impactos já puderam ser analisados ao longo das últimas décadas, mostrando que sua implementação favorece a mobilidade segura e sustentável. O principal resultado é a redução no número de vítimas de trânsito nas grandes cidades.

Fatores de Sucesso

Sociais

Ambientais

Econômicos

Fatores de Fracasso

Na busca por um espaço de circulação mais equilibrado no qual o pedestre e o ciclista ganham maior protagonismo, está implícita a perda de espaço relativo à mobilidade motorizada. No entanto essa perda, quando intencional e calculada, tem como motivação uma mudança de cultura. Nesse caso, a supressão de parte do espaço antes destinado a veículos deve ser assimilada como um ganho à comunidade em prol de uma cidade sustentável.

Fatores de Risco

É preciso monitorar a fase inicial de implementação das estratégias de cruzamentos seguros pois isso implica em uma mudança de comportamento por parte dos motoristas.

Lições aprendidas

É fato que a modelagem do espaço de circulação da cidade deve ser resultado de uma negociação baseada na proteção em relação aos modais não motorizados. O mito de que ao se beneficiar os modais não motorizados se prejudica os demais vem sendo desconstruído em prol da cidade sustentável, justa e acessível a todos.